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Lu Lacerda

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Jornalista apaixonada pelo Rio

Pela 1ª vez, Rio2C inclui moda, com convidados nacionais e estrangeiros

O evento é um dos maiores obre inovação da América Latina, de 27 de maio a 1º de junho, na Cidade das Artes, na Barra

Por lu.lacerda
Atualizado em 27 mar 2025, 17h44 - Publicado em 27 mar 2025, 17h00
Olivia Merquior, a curadora do Summit, e algumas de suas escolhas para os painéis (da esquerda para a direita, primeira fileira pra segunda): Adama Paris, Antonio Frajado, Bella Freud, IB Kamara, Maria Prata, Marie Salles e Reiner Holzemer
Olivia Merquior, a curadora do Summit, e algumas de suas escolhas para os painéis (da esquerda para a direita, primeira fileira pra segunda): Adama Paris, Antonio Frajado, Bella Freud, IB Kamara, Maria Prata, Marie Salles e Reiner Holzemer (Reprodução e Divulgação/Internet)
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O Rio2C, um dos maiores eventos sobre inovação da América Latina, de 27 de maio a 1º de junho, na Cidade das Artes, na Barra, vai incluir moda pela primeira vez, o “Summit Fashion System”, com nomes nacionais e internacionais noticiáveis.

Entre eles, estão o diretor criativo IB Kamara, da italiana Off-White; a estilista britânica Bella Freud; a senegalesa Adama Paris, da marca de mesmo nome e organizadora da Black Fashion Week; o produtor de moda Antonio Frajado (que vestiu Fernanda Torres em sua campanha de divulgação de “Ainda estou aqui”); Paulo Borges, fundador da SPFW; o alemão Reiner Holzemer, diretor de documentários de moda como “Margiela: A Magia do Desaparecer”; a figurinista Marie Salles, de “Vale Tudo”, remake da TV Globo, e reconhecida por seu trabalho com diretores, como Ricardo Waddington e José Luiz Villamarim; a jornalista de moda Maria Prata; e os fotógrafos Mar+Vin, da dupla Marcos Florentino e Kelvin Yule.

A moda vai ser falada de forma abrangente, na arte, música, gírias, padrões de beleza, dança, política, pessoas e tecnologia. Além do figurino, prepare o carão.

A curadoria do Summit Fashion é de Olivia Merquior. Serão oito mesas na abertura, com uma diversidade de visões — de gestores de grandes marcas a criadores independentes, de pensadores do futuro a nomes fundamentais na preservação da história e da cultura da moda. “Moda é um sistema complexo de geração de valor cultural que, nos últimos anos, se expandiu para todos os setores voltados ao desejo do consumidor. Trata-se de compreender imaginários, gerar expectativas, sentidos e propor personagens interpretados no mundo real. Um mercado poderoso; por isso mesmo, deve ser discutido coletivamente em suas responsabilidades ambientais, sociais, políticas e econômicas”, explica Olivia.

Mesmo se reduzir a moda a tecidos, acessórios, confecção e varejo, ela é uma das 10 maiores indústrias do mundo — avaliada em US$ 1,7 trilhão em 2023 e competindo com os setores de tecnologia, alimentos e automóveis.

Na programação, painéis com temas variados: o futuro do varejo, imagem e psicanálise, semanas de moda, influência digital, construção de memória, impacto das novas tecnologias criativas e o papel da moda em trajetórias de sucesso.

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