Rafael Bokor: casa marajoara será restaurada e reabre como loja em Ipanema
A poucos passos da Lagoa Rodrigo de Freitas e colada à esquina da Maria Quitéria, a casa não passa despercebida
A charmosa casa em estilo marajoara, inaugurada nos anos 1930, está de volta ao jogo, na Rua Barão de Jaguaripe, nº 166, em Ipanema. A casa tem uma história de novela: pertence à família França desde a sua construção e foi entregue justamente no aniversário de 5 anos do filho mais velho do seu idealizador. Presentinho de peso, né?
A poucos passos da Lagoa Rodrigo de Freitas e colada à esquina da Maria Quitéria, a casa não passa despercebida. Seu estilo marajoara, com elementos indígenas únicos, dá um charme especial à fachada. Os desenhos saíram da mente criativa do Sr. França e ganharam forma nas mãos de um escultor italiano de sobrenome Roque.
Com três quartos, dois andares e um jardim que hoje é quase artigo de luxo em Ipanema, a Casa Marajoara resistiu bravamente à especulação imobiliária — e olha que não faltaram tentativas! A resistência dos herdeiros (dois filhos do construtor) garantiu que cinco gerações da família França pudessem chamar o lugar de lar. Tombada pela Prefeitura, não pode ser alterada por fora, muito menos derrubada. Agora, ganha vida nova: o interior está sendo adaptado, com todo o respeito às características originais, para receber uma loja que promete abrir em novembro.
Ozempic e Mounjaro reduzem mortalidade, demência, AVC e protegem o cérebro
Vera Fischer, com perna de fora e brilhantismo, debate etarismo em peça