Rafael Bokor: o Palácio da Cidade já foi sede da Embaixada Britânica
Ddesde 1975, é endereço da Prefeitura do Rio




O Palácio da Cidade, em Botafogo, já foi sede da Embaixada Britânica e, desde 1975, pertence à Prefeitura do Rio de Janeiro.
Em 1947, o arquiteto Robert Prentice — mesmo profissional que projetou edifícios emblemáticos como o Itaoca, a Central do Brasil, Sulacap, Standard e os “Trigêmeos do Flamengo” (Anchieta, Barth e Nóbrega) — foi o responsável pelo projeto dessa construção na Rua São Clemente, 360, em Botafogo, em estilo palladiano inglês.





Inaugurado em 1949, o edifício recebeu a Embaixada Britânica, que ali permaneceu até 1974. A imponência de seus três andares harmoniza-se perfeitamente com a vizinhança do Cristo Redentor, o Morro do Corcovado e o extenso jardim que cerca a construção.




No dia 3 de julho de 1975 — há exatos 50 anos —, o imóvel foi adquirido pela Prefeitura do Rio e, pouco depois, reinaugurado como Palácio da Cidade, tornando-se uma das sedes de trabalho do prefeito do município.




A empresa Engenharia Melman Osório foi responsável por adaptar alguns espaços do Palácio para abrigar funcionários da Prefeitura. Já os amplos salões do segundo andar foram preservados para recepções e eventos oficiais.
