“Rio de Letras”, da Firjan + ABL, leva duas mil pessoas ao Municipal
Eram 58 crônicas, contos e poesias de alunos das Escolas Firjan SESI que viraram um livro entregue durante a cerimônia
Estudantes de todo o estado, cujos textos foram selecionados pela ABL, estiveram, nessa terça (07/10), no Theatro Municipal para a premiação do “Rio de Letras”, projeto da Firjan SESI, com curadoria da ABL e parceria da Secretaria Estadual de Educação. Para a garotada ligada à Literatura, isso significa muito.
As 58 crônicas, contos e poesias de alunos das Escolas Firjan SESI viraram um livro entregue durante a cerimônia, com apresentações de nomes como Thalita Rebouças, Lázaro Ramos, Jonas Bloch, Juliana Linhares, Jota.pê etc. Eram mais ou menos 2 mil pessoas entre os alunos, famílias e professores para ver o espetáculo que teve cenário com uma paisagem sonora contínua, lembrando a natureza, e com palavras gravadas em português e línguas indígenas.
“Esta 2ª edição nos surpreendeu com a qualidade e a profundidade das obras apresentadas, um excelente motivo para continuarmos investindo em iniciativas que contribuam para melhoria da qualidade da educação. Este evento transborda os muros da escola”, disse Alexandre dos Reis, diretor executivo da Firjan.
Teve discursos de Renata Daflon, vice-presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Município do Rio (Sigraf RJ) – “aqui vocês terão uma experiência única… somos feitos de histórias”; de Ricardo Cavaliere, filólogo, linguista e membro da ABL – “o Theatro Municipal é palco da cultura brasileira” -; e Roberta Barreto, secretária estadual de Educação – “quando a gente vive na era da IA, ver tanta produção autêntica, verdadeira, de corpo e coração, a gente acredita que a educação tem futuro…”
Entre os 58 textos do livro, 14 são do Rio capital e 10 da região Serrana. A capa também foi produzida por alunos do curso técnico de Design Gráfico da Firjan SENAI Maracanã.