Slomo Wenkert celebra 60 anos de arquitetura com livro sobre a Barra
São mais de 500 projetos idealizados por Wenkert em 224 páginas — muitos conhecidos nos cenários cariocas
O premiado arquiteto Slomo Wenkert comemorou 60 anos de carreira com o lançamento do livro “A Barra da Tijuca pelo olhar e obra de Slomo Wenkert”, (TIX Editora em parceria com IYÁ Produções), nessa quinta (04/09), na Argumento do Leblon, reunindo arquitetos, empresários, amigos e parceiros de trabalho.
No livro há mais de 500 projetos de Wenkert em 224 páginas — muitos conhecidos nos cenários cariocas, principalmente dos moradores do “Sorria, você está na Barra”, como o Itanhangá Hills (o primeiro condomínio da cidade com piscina na varanda), o Village São Conrado (urbanismo integrado) e Atlântico Sul, que acabou de fazer 45 anos e é um dos mais tradicionais condomínios da cidade, em frente à praia da Barra, com jardins de Burle Marx, esculturas de Agostinelli e um clube privativo.
O arquiteto combina memórias, imagens históricas e detalhes dos bastidores de empreendimentos e, além disso, estão os projetos em parceria Multiplan, como o Centro Empresarial Barra Shopping e o Golden Green — este último desenvolvido à beira-mar, integrando paisagem, lazer e campo de golfe.
Aos 84 anos, o arquiteto segue à frente do escritório que fundou na Barra. “Mais do que reunir projetos, o livro reflete uma vida inteira dedicada à arquitetura. Cada linha, cada traço carrega um pedaço da nossa história”, explica o autor. Quem organizou o visual da narrativa foi Ana Borelli, editora e diretora da TIX e da IYÁ Produções, com curadoria de desenhos, fotos, tratamento de imagem e ensaios inéditos do fotógrafo Marcos Gusmão, criando um material rico e atemporal.
O livro traz ainda um ensaio do arquiteto Marcos Sá, que destaca a surpresa de descobrir que muitos edifícios que admirava eram, na verdade, obras de Slomo. E os prefácios foram escritos por Carlos Felipe de Carvalho (CEO da Carvalho Hosken) e José Isaac Peres (presidente do conselho da Multiplan).