Zezé Motta celebra o Dia do Teatro com moradores do Retiro dos Artistas
Além de protagonista do espetáculo, Zezé é também vice-presidente da instituição centenária
No Dia Nacional do Teatro, nessa sexta (19/09), 37 moradores deixaram o Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá, rumo ao CCBB, no Centro, para assistir ao espetáculo “Vou fazer de mim um mundo”, de Zezé Motta — que, além de protagonista, é também vice-presidente da instituição centenária.
O que seria apenas uma sessão regular virou festa. Depois da apresentação, todos eles permaneceram na sala para abraçar a atriz e registrar o momento. “Receber o público do Retiro é uma emoção do tamanho do mundo. São pessoas que eu amo de paixão, muito importantes na minha vida, e uma das coisas mais importantes é ser vice-presidente de lá”, disse Zezé, visivelmente emocionada.
Entre os convidados, estava Holdira de Oliveira Martins, a Piuxa, de 100 anos, atriz circense e irmã do compositor Herivelto Martins. Bem-humorada, resumiu sua rotina: “Estou muito bem no Retiro, ninguém me incomoda, não incomodo ninguém”.
Já Morita Heredia — nome artístico de Stella Maris, ex-bailarina argentina conhecida por sua trajetória no “Fantástico”, da TV Globo — ficou nostálgica. “Muitas emoções antigas de toda a vida. Trabalhamos juntas no Night and Day, boate na Cinelândia, as duas com 20 e poucos anos. Éramos novinhas e agora temos 80! Depois de toda a vida, continuamos muito amigas. Fiquei 60 anos no balé da Globo. Fizemos ‘A Pequena Notável’, com a Marília Pêra”, relembrou.
A montagem é inspirada em “Eu sei porque o pássaro canta na gaiola”, de Maya Angelou, com dramaturgia e direção de Elissandro de Aquino. “Certamente é um encontro das pessoas que deram a vida ao palco: cada um à sua maneira, a seu modo — emoção, talento e um jeito bem peculiar de estar no mundo. Recebê-los num local tão íntimo (muitos fizeram do palco a sua casa) é um modo de também celebrá-los”, destacou o diretor.
A visita faz parte da parceria entre o Sesc RJ e o Retiro, que desde o ano passado organiza atividades culturais e de bem-estar para os moradores.