25 anos depois Bial aconselha que não usemos filtro… na redes sociais
Em novo manifesto jornalista lembra que a tecnologia pode fazer tudo, mas só nós somos capazes de fazer sentir
Vinte e cinco anos depois Pedro Bial revista o manifesto “Filtro Solar”, texto icônico que marcou uma geração, para propor que paremos de usar filtro… ao menos nas redes sociais.
+ Ivete Sangalo anuncia separação nas redes sociais
“Faz já vinte e cinco anos, eu compartilhei conselhos com vocês, conselhos sobre o futuro. Use filtro solar era o que eu dizia então. Pois o futuro chegou. Ele sempre chega! E eu continuo dizendo use filtro solar. Mas eu recomendo fortemente desuse o filtro emocional. Desuse o filtro da tela, da vaidade, da suposta perfeição”, afirma em vídeo.
O novo manifesto faz parte da campanha de Natal da Reserva. O jornalista aconselha que as pessoas se tornem menos dependentes da vida online e se permitam viver mais a rotina offline. “A vida é melhor sem filtro. E o afeto pra valer, esse sim tem fator de proteção altíssimo contra a frieza das máquinas”, completa.
+ Maria Gadú faz exposed de namoro com Luiza Possi nas redes sociais
A campanha em si vai na contramão da correria digital. “Nosso filme tem mais de quatro minutos, o que vai totalmente contra as recomendações das plataformas. E justamente por isso ele existe: é um convite ousado à pausa, à presença e à reflexão”, explica Naiana Lemos, Diretora de Voz de Marca da Reserva.





