Como são feitas as listas de convidados dos Camarotes na Sapucaí
Relações públicas contam como selecionam quem estará nos espaços exclusivos durante o desfile das escolas de samba

Curtir o desfile das escolas de samba com todo o conforto dos camarotes é sonho pra muita gente. Se foliões pagam por esse privilégio, existe uma lista restrita de sortudos que são convidados para os espaços exclusivos. Mas como fazer parte desse grupo seleto? Conversamos com relações públicas de camarotes na Sapucaí que nos contaram como escolhem quem será chamado.
Onze anos a frente do Folia Tropical, Leo Marçal conta que busca pluralidade na hora de montar a lista. “Gosto bastante de sair do óbvio, trazer novidades e surpresas entre os convidados. Acredito que a cada ano a gente sempre surpreende a avenida”, comenta. Para isso ele mescla artistas, cantores e público diverso.
Foi-se o tempo que para frequentar uma lista dessas só se fosse muito famoso. Hoje todo RP está mais preocupado em levar pessoas que façam sentido com a proposta do evento. “Analisamos as diretrizes estabelecidas pelo time de marketing. Avaliamos diversos critérios como alinhamento com o perfil estratégico e o potencial de contribuição para a experiência e comunicação do evento”, revelam Jasmin Mureb e Juliana Gomes, que selecionarão os convidados do Camarote Camisa 10.
Estreantes na Sapucaí, elas contam ainda que é preciso estar ligado ao contexto não só do espaço ao qual foi convidado, mas também com o principal: o desfile das escolas de samba. “Nosso objetivo é garantir uma seleção que valorize a imersão na cultura do carnaval e preserve a proposta diferenciada do Camarote”, explicam.
Outro fator importante é entender que mesmo sendo convidado há integração da experiência junto com os pagantes. Percursor entre os camarotes na venda de ingressos, o Folia Tropical garante que a vibe entre todos é tranquila e acessível. Já o Camisa 10 investe em experiências compartilhadas que promovam interações naturais entre clientes e convidados.

Mas é claro que estar a frente da seleção de convidados para um dos principais eventos da cidade gera automaticamente um aumento na procura de conhecidos. Não são incomuns os pedidos para inclusão na lista e é preciso muito jogo de cintura para lidar com a situação. “Essa época sempre aumenta a procura e os pedidos, mas temos números limitado de convites. Então sempre procuro bater com os sócios do camarote levando aos pedidos sendo eles aprovados ou não”, afirma Marçal.
O trabalho é longo e minucioso para garantir um bom retorno do investimento com os convites. É parte da estratégia de marketing gerar visibilidade orgânica, impactando um público mais amplo especialmente através das redes sociais. “Buscamos que eles vivenciem e compartilhem uma experiência autêntica, gerando uma conexão genuína com a essência do camarote. É fundamental para amplificar nossa comunicação e fortalecer a imagem do espaço como uma referência”, finalizam Jasmin e Juliana.