Portaria do Mtur acaba com projeto de diária de 24h em hotéis
Norma assinada nesta terça (19) deixa na mão dos hotéis a definição dos horários de check-in e check-out
Um projeto de lei que tramitava na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que obrigava diárias de 24 horas em hotéis, estava gerando debate no setor hoteleiro. Por mais que a aprovação impactasse de forma direta apenas os estabelecimentos mineiros, existia a possibilidade da iniciativa se espalhar pra outros estados.
+ CEO do grupo Emiliano fala sobre hotel em Paraty
Mas a assinatura de uma portaria pelo ministro do turismo Celso Sabino nesta terça (16) pode representar o fim dessa possibilidade na prática. Embora não pré-estabeleça horários de check-in e check-out, limitado apenas ao máximo de três horas o intervalo para preparação dos quartos, a decisão estabelece que cabe exclusivamente aos hotéis a definição.
A garantia foi celebrada pelos hoteleiros. Rodrigo Dezan Cunha, Gerente Geral Pestana Rio Atlântica, destacou que a autonomia faz com que cada hotel possa decidir o intervalo conforme o fluxo de hóspedes e a disponibilidade da equipe. “Essa flexibilidade é fundamental para assegurar o tempo necessário à higienização dos quartos, à troca de enxoval e à conferência de consumos, garantindo a qualidade do serviço prestado”, destacou.





