Montagem de Hamlet no CCBB tem atriz trans fazendo Fortimbrás
Diretor Bruce Gomlevsky fala sobre a escalação e destaca a importância da personagem na obra
Apostando em um elenco diverso, a nova montagem de Hamlet no CCBB-RJ pelas mãos de Bruce Gomlevsky, traz ao palco atores que representam a diversidade brasileira. Entre os destaques está a atriz Alitta de Léon, mulher trans que dá vida a personagem Fortimbrás.
Se na história original trata-se de um príncipe, agora é uma princesa que faz uma espécie de alterego da figura principal do texto. “São dois membros da realeza que sofrem as consequências das gerações anteriores, das guerras”, explica Bruce. Por isso ele acredita ser fundamental a presença em cena de Fortimbrás, algumas vezes já cortada em outras versões.
+ Zezé Motta estreia o primeiro monólogo em seis décadas de carreira
“Ela é a nova ordem que chega. O novo que derruba o patriarcado e o machismo, como a homofobia e a transfobia. Colocar a Alitta representa isso, é uma mulher trans fazendo uma princesa. Não tenho notícia de que isso foi feito em outra parte do mundo”, completa.
A montagem faz parte da ocupação comemorativa de 15 anos da Cia Teatro Esplendor no CCBB Rio, reafirmando o compromisso do grupo com a experimentação estética, o aprofundamento dramatúrgico e a reinvenção de grandes obras do repertório nacional e mundial.
Hamlet
Quando: Até 8 de setembro. Quarta a segunda, às 19h; domingo às 18h
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro)
Ingresso: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada) – venda online





