Ju Ferraz critica fala de Bruna Ferrari: “Eu sinto pena”
Empresária que lança livro no sábado (26/10) criticou postagem da influenciadora sobre diversidade de corpos no desfile da Victoria's Secret
Após um hiato de seis anos o Victoria’s Secret Fashion Show retornou trazendo um pouco mais de pluralidade na passarela. O tempo sem um dos mais comentados eventos de moda aconteceu justamente por críticas em relação à diversidade e inclusão. Mas, embora tenha avançado (ainda precisando melhorar), o desfile continuou gerando debate.
Um dos comentários a respeito da novidade acabou causando enorme repercussão pela absoluta falta de noção da importância da representatividade. Com 392 mil seguidores no instagram, a especialista de imagem Bruna Ferrari postou um vídeo criticando a presença de corpos diversos no desfile. O assunto se tornou viral e fortes críticas à influenciadora foram feitas.
Em entrevista exclusiva para a coluna, a empresária Ju Ferraz, que há muito tempo fala sobre a importância do corpo livre, foi direta: “É polêmico o que vou dizer, mas é o que vou dizer. Eu sinto muita pena de ouvir isso de uma mulher”. Ainda destacou o fato de ser dito por uma pessoa com uma audiência tão grande.
“Mais pena ainda de uma mulher como a abrangência que ela tem não respeitar e não entender que a diversidade é uma realidade. A pluralidade é exatamente o que nós somos. E não é o que nós somos hoje, nós seres humanos desde que existimos somos diferentes. Então não existem regras, não existem padrões”, completou.
Leia também: Famosos participam de lançamento de livro de Ju Ferraz
Ferraz criticou ainda a falta de responsabilidade de Ferrari, citando o impacto de um vídeo como esse, e questionou o papel de uma influenciadora digital: “Qual é o papel de um comunicador? Todos nós hoje somos veículos. Mas antes isso deveríamos ter sido educados sobre responsabilidade. Quando um depoimento como esse impacta a vida de milhões de mulheres e principalmente milhões de jovens, muitas doenças surgem. Muitos problemas de autoestima e situações de vulnerabilidade”.
Para a empresária é muito mais do que sobre um desfile de moda. É sobre uma sociedade que acredita nasce doente por querer seguir padrões. “Posso dizer isso da minha própria pele. Por muitos anos me senti uma mulher inferior por tem 1,65 e ser uma mulher gorda. Quantas relações abusivas eu aceitei porque achava que meu corpo não era capaz de ser amado?”, questiona.
O impacto da autoaceitação na vida de mulheres é assunto recorrente nas postagens de Ju Ferraz nas redes sociais. Baseada na própria experiência de vida, ela comunica a importância da autoestima e o quanto isso interfere na vida pessoal e profissional das pessoas.
Saindo do ambiente online, a empresária lançará no próximo sábado (26/10), durante a 3ª edição do B.O.D.Y. (Body Open Define You), o seu primeiro livro. ‘Empreendedora da Própria Vida: Crie o Futuro Que Você Merece’ nasceu do desejo de encorajar mulheres a tomarem o controle de suas próprias vidas.
“Achei que tinha uma obrigação social em compartilhar coisas para que mulheres não passem pelos mesmos erros que eu. Esse livro está longe de ser minha biografia, mas sempre pensei que se eu tivesse pessoas contando seus desafios, seus erros e seus acertos, teria sido muito mais fácil pra mim algumas questões que enfrentei ao longo do caminho”, explica.
Ferraz mergulhou no trabalho para se sentir aceita. “Decidi que ia me dedicar ao trabalho para que as pessoas me respeitassem”, lembra. Mas faz um importante alerta: “Só que isso faz com que eu não tenha limites sobre minha vida e acabei tendo um burnout. Olha que ciclo vicioso e triste que tive”.
Por isso o livro é uma espécie de bussola para mulheres empreendedoras. Ju conta que quer facilitar a vida de outras pessoas e mostrar que mesmo sem seguir as regras padrões para alcançar seus objetivos, como ter feito a melhor faculdade, e ter outras adversidades é possível chegar aonde se quer. “Não existe regras para a gente persistir na busca dos próprios sonhos”, finaliza.