Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Otavio Furtado

Por Otavio Furtado, jornalista e consultor de diversidade & inclusão Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Michele Petenzi deixa Alloro e vai comandar o Alba: “Estava cansado”

Chef troca a correria de administrar um restaurante de hotel pelo desafio de dar mais cara de restaurante ao empreendimento em Botafogo

Por otavio_furtado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
20 jun 2025, 18h59 •
Michele Petenzi é o novo chef do Alba, em Botafogo
Michele Petenzi é aposta do Alba para elevar a experiência gastronômica (Rodrigo Azevedo/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Mudanças nunca foram problema para Michele Petenzi. O italiano que veio ao Rio para fazer PhD em química e acabou descobrindo que suas habilidades o ajudariam a se tornar chef de cozinha parte para novo desafio. Depois de quatro anos a frente do Alloro al Miramar, agora está comandando o Alba, em Botafogo.

    “Foi uma experiência incrível. Mas a gestão familiar do hotel aliada ao meu jeito workaholic me faziam querer estar lá o tempo todo. Estava cansado”, afirmou em conversa para apresentar a nova proposta da casa na Martins Ferreira.

    Para a nova fase leva os pratos típicos italianos que fez o Alloro entrar nas listas de bons restaurantes da cidade, mas não dava para mudar de forma radical o Alba, mais conhecido como um bar. Por isso aposta nas entradinhas (são 13 antepastos e 11 principais no menu) para continuar matando a fome das pessoas que frequentam o lugar para beber, mas com estilo que já apresenta a mudança no perfil gastronômico. É como um convite para que o cliente passe para a etapa seguinte do menu.

    “A comida não era a protagonista aqui. Não quero mudar o perfil do cliente, por isso mantive muitas opções de entradas. Mas agora com assinatura. Dei um toque mais italiano”, explica. Analisando o perfil do consumidor que já frequenta o espaço entendeu que ele pode passar a ter o Alba como opção para uma refeição, além de trazer novos clientes.

    Para isso aposta em produção caseira de massas e pães, receitas clássicas do seu país de origem, além dos clientes que conquistou ao longo de todas as casas que já passou. “Ando aqui em Botafogo e alguns clientes lá de trás olham e descobrem que estou de volta”, destaca sobre o tempo que esteve no Il Borgo del Conte.

    O resultado é uma aposta alta (e com grande chances de dar certo), de transformar o charmoso espaço do Alba em uma reconhecida opção de restaurante na cidade.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês