Dia de São Jorge com feijoadas sem carne e muito samba no Rio
Feijão sem carne? Sim! Restaurantes com culinária vegetal celebram o dia 23 de abril com feijoadas completas e rodas de samba

Todo 23 de abril, dia dedicado a São Jorge e feriado estadual, é marcado no Rio por missas, festas e outras tradições que refletem o sincretismo religioso no Brasil. Entre muitos cariocas, é costume celebrar a data com feijoada. Isso porque o santo católico é associado a Ogum, entidade de religiões de matriz africana. Entre os alimentos oferecidos como forma de agradecimento ao orixá, estão os pratos com feijão, incluindo a receita que se consagrou como um dos ícones da gastronomia brasileira.
Tradicionalmente feita com diversas carnes, a feijoada também pode ser feita sem nenhum ingrediente de origem animal — mas ainda com muito sabor, texturas, e acompanhamentos que não podem faltar, como a farofa e a couve refogada. Na Zona Sul carioca, dois restaurantes com culinária 100% vegetal celebram o Dia de São Jorge com feijoadas sem carnes, além de muita música para embalar o clima festivo. Salve Jorge! Ogunhê!
O renomado Teva (Rua Henrique Dumont, 110 b Ipanema), comandado pelo chef Daniel Biron, quer repetir o sucesso de sua Feijoada de Carnaval, dessa vez homenageando São Jorge. A celebração nesta quarta (23), das 12h às 17h, contará com feijoada completa e uma roda de samba comandada pelos músicos Raoni e Dandara, netos de Martinho da Vila. Com oito anos de carreira, a dupla começou com o projeto Canta Canta Minha Gente em 2017, na Lapa. Hoje, os irmãos seguem realizando projetos autorais, rodas de sambas e shows em diversos espaços culturais do Rio e de outros estados.

Além do feijão, o prato caprichado em temperos leva cogumelos paris e shitake, cenoura defumada, tofu defumado e linguiça plant-based. A feijoada custa R$ 80,00, por pessoa. Reservas devem ser feitas pelo WhatsApp (21 99150-6044).
Em Botafogo, o restaurante Vegan Vegan (Rua Hans Staden, 30), com vinte anos de tradição e pioneirismo na gastronomia vegana, promove a quarta edição da Feijoada de São Jorge. O evento vai celebrar o Santo Guerreiro e Ogum em clima de festa e fartura. Das 12h às 18h, no agradável jardim da casa, os participantes poderão aproveitar um buffet livre de feijoada completa, saladas e petiscos. Uma roda de samba composta só por mulheres animará o espaço, com Juliane Gamboa (voz e percussão), Glória Salim (cavaquinho e voz), Amanda Aniballe (violão e voz), Renata Tougeiro (percussão), Dominique Rabello (sax, flauta e voz); além da DJ Bieta, nos intervalos.
Idealizada há trinta anos pelo chef Jan Carvalho, a receita da feijoada light traz mais leveza ao prato, unindo o feijão ao cogumelo shitake e ao tofu fresco e defumado. Para acompanhar, arroz integral biodinâmico, farofa crocante, couve refogada e a clássica laranjinha. O valor é de R$ 97,00, com bebidas e serviço à parte. Reservas podem ser feitas pelo Whatsapp (21) 97145-0669.