O Rio brilha no 1º dia do San Sebastián Gastronomika
Um dos mais importantes festivais de gastronomia do mundo apresenta o Rio como cidade convidada!
 
							O primeiro dia do San Sebastián Gastronomika 2025 marcou a estreia histórica do Rio de Janeiro como cidade convidada, sendo a primeira da América do Sul a ocupar esse posto em um dos congressos gastronômicos mais prestigiados do mundo.
 
    Sob o tema “Tradição e Regeneração”, o público internacional foi apresentado a um verdadeiro mosaico de sabores cariocas. Três grandes nomes da gastronomia do Rio estão previstos para subir ao palco principal para mostrar a criatividade e autenticidade da nossa culinária. Hoje foi Rafa Costa e Silva (Lasai, 2 estrelas Michelin) que além de ter feito um almoço a quatro mãos, junto com o chef basco Roberto Ruiz, do Hika, surpreendeu com seu prato de pescado acompanhado de chuchu, picles de melão e tahine branca e preta, no auditório do congresso.
 
    Felipe Bronze vai celebrar os 15 anos do Oro (2 estrelas Michelin) com a ousada combinação de ostra e sorbet de caju amigo e Thomas Troisgros vai apresentar uma lula com abóbora, espuma de coco e mel de uruçu amarela, traduzindo o conceito de “fun dining” de seu restaurante Oseille (1 estrela).
A programação também se estende a outros espaços da feira, com chefs como Danilo Parah, Elia Schramm e Luciana Berry que trouxeram carioquices a diferentes formatos e experiências, no simpático estande da feira, onde pão de queijo, açaí e biscoito globo estão sendo amplamente disputados, ao som de um legítimo samba de boteco.
 
     
    Além da vibrante presença carioca, o San Sebastián Gastronomika também reúne alguns dos chefs espanhóis mais premiados e influentes do mundo, como, Elena e Juan Mari Arzak, Eneko Atxa, Martín Berasategui, entre outros, que transformaram a cidade basca em um dos epicentros da alta gastronomia global. Nomes lendários, detentores de estrelas Michelin e responsáveis por tendências internacionais, dividem o palco com os brasileiros, reforçando a grandiosidade do encontro e a troca cultural entre Espanha e Rio de Janeiro.
 
    No ato de abertura, o prefeito Eduardo Paes levantou risos e aplausos ao afirmar que, embora San Sebastián seja belíssima, é o Rio de Janeiro — apelidado implicitamente de “São Sebastião do RJ” — que deveria ostentar o título de cidade mais bonita do mundo. A fala combina irreverência e orgulho carioca, reforçando o tom simbólico da participação do Rio no Gastronomika e o forte desejo de ser reconhecido como polo global da gastronomia.
 
    Já a Secretária Municipal de Turismo, Daniela Maia afirmou que foi um esforço coletivo em trazer o Rio como cidade convidada, reforçando a importância estratégica dessa participação. Para a Prefeitura, a presença no Gastronomika faz parte do plano de consolidar o Rio como um destino gastronômico global, somando-se a iniciativas como o Latin America’s 50 Best Restaurants e a chegada do Guia Michelin à cidade.
 
    Por fim, a festa de abertura foi embalada por clássicos da gastronomia popular do Rio, como casquinha de siri e caipirinhas tropicais, aquecendo o clima basco com alma carioca.
Renata Araújo é jornalista, editora do site You Must Go! e da página no Instagram @youmustgoblog
 
                 
							 
							 
							 
							 
							 
							