Imagem Blog

Vinoteca

Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos

De que é feito o vinho?

Por Marcelo Copello Não se sabe ao certo quantas substâncias há no vinho. Fala-se em mais de 400. As principais são água, álcool, ácidos, glicerina, açúcar, aminoácidos, carboidratos, mono terpenos, aldeídos e ésteres. O maior componente do vinho é a água, com cerca de 80% de seu volume. Quanto mais encorpado o vinho menos água […]

Por marcelo
Atualizado em 25 fev 2017, 17h58 - Publicado em 22 jul 2015, 11h45
 (/)
Continua após publicidade

Por Marcelo Copello

vinho-liquido

Não se sabe ao certo quantas substâncias há no vinho. Fala-se em mais de 400. As principais são água, álcool, ácidos, glicerina, açúcar, aminoácidos, carboidratos, mono terpenos, aldeídos e ésteres. O maior componente do vinho é a água, com cerca de 80% de seu volume. Quanto mais encorpado o vinho menos água ele tem.

 Depois vem o álcool, que contribiu com algo entre 12-15% de um vinho. Os açúcares, que junto com o álcool e a glicerina dão a sensação de doçura e maciez nos vinhos. A quantidade de açúcar pode variar bastante, o mais comum são os vinhos secos com menos de 5 gramas de açúcar por litro. Fundamental para composição dos vinhos são os ácidos que dão frescor e longevidade ao vinho e correspondem de 1% a 8%.

 Importantíssimos são os composto fenólicos, como os taninos, que dão cor e sabor adstringente e fazem bem ao coração. Outras substâncias presentes em pequenas quantidades, mas que tem seu valor, são os compostos aromáticos, amino-ácidos, carboidratos, sais minerais vitaminas como A, C, B1, B2 e B6.

Continua após a publicidade

 Saúde!

Marcelo Copello (mc@marcelocopello.com)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.