FGV oferece pós-graduação em vinho
Por Marcelo Copello Oi pessoal, hoje eu tenho uma boa dica para quem leva o vinho a sério. A Fundação Getúlio Vargas abriu inscrições para uma nova turma de sua pós-graduação de negócios do vinho. Esta segunda turma promete repetir o sucesso da primeira, encerrada no início do ano. No Brasil (e no mundo […]
Por Marcelo Copello
Oi pessoal, hoje eu tenho uma boa dica para quem leva o vinho a sério.
A Fundação Getúlio Vargas abriu inscrições para uma nova turma de sua pós-graduação de negócios do vinho. Esta segunda turma promete repetir o sucesso da primeira, encerrada no início do ano. No Brasil (e no mundo todo), a demanda por profissionais qualificados na área de vinhos é enorme e crescente.
O mercado mundial de vinhos movimenta hoje movimenta cerca de 270 bilhões de dólares, com uma produção de cerca de 26 bilhões de litros e um crescimento médio de cerca de 3% ao ano, devendo chegar a 304 bilhões de dólares em 2016. Neste contexto o Brasil, juntamente com a China, são as “meninas dos olhos” do mercado mundial.
Nosso mercado ainda é relativamente pequeno, representando 430 milhões de litros (produção mais importação), mas com uma as maiores taxas de crescimento do mercado, com um acumulado de 200% em volume e 400% em valor nos últimos 10 anos.
Por um lado os postos de trabalho no vinho se multiplicam no Brasil. Por outro a competitividade já se faz sentir e a qualificação através de cursos de diversos tipos é um diferencial importante para quem quer crescer neste mercado. As aulas do curso de pós-graduação Wine Busines, da FGV serão Botafogo, o curso começa em agosto e vai até fevereiro.
Mais informações aqui.
Marcelo Copello (mcopello@simplesmentevinho.com.br)