Vídeo ensina a abrir a garrafa com um sabre
A prática de abrir garrafas de espumante usando um sabre, ou outro tipo de espada, ainda é muito usada em ocasiões festivas.
Por Marcelo Copello
A prática de abrir garrafas de espumante usando um sabre, ou outro tipo de espada, ainda é muito usada em ocasiões festivas. Não é difícil adquirir sabres feitos especialmente com esta finalidade. Em alguns restaurantes o sommelier terá prazer em demonstrar a tradição secular. Você mesmo, sem muita prática, pode abrir seu champanhe com este charme a mais. É mais fácil do que parece.
Veja um vídeo que fiz há alguns anos e em abaixo uma descrição do passo a passo
1. Antes de mais nada, lembre-se que um sabre é uma arma branca e deve ser tratado como tal. Deve ficar longe do alcance de crianças e ser manuseado com muita responsabilidade.
2. O local escolhido para o evento deve ser amplo e livre de objetos quebráveis.
3. As pessoas presentes para assistir ao evento devem se posicionar às suas costas, nunca à sua frente, pois o gargalo de vidro voará a alguns metros de distância.
4. A garrafa que será degolada deve estar bem gelada (6ºC a 8ºC é o ideal) e não se deve sacudi-la para não aumentar a pressão interna. Este item é de fundamental importância, pois se o líquido estiver quente a garrafa poderá explodir no momento da pancada do sabre. É recomendado que esta fique em um balde de gelo e água por, no mínimo, duas horas antes da sabragem.
5. Retire toda a cápsula que envolve o gargalo da garrafa.
6. Uma sugestão interessante é que um guardanapo de pano seja amarrado ao arame de metal que prende a rolha. Desta maneira, ao segurar o guardanapo durante a sabragem, o gargalo (preso ao guardanapo) não voará longe, evitando qualquer tipo de dano ou acidente.
6. Seque bem a garrafa para que se possa segurá-la com total firmeza.
7. Segure a garrafa envolta no guardanapo com uma das mãos. A garrafa deve ficar em posição inclinada de modo que o sabre possa deslizar pelo vidro até atingir a boca protuberante do gargalo.
8. A pancada deverá ser seca e firme. A pressão interna da garrafa fará o resto do serviço. Normalmente o gargalo sai inteiro, deixando uma superfície lisa na boca da garrafa. Se o vinho estiver bem gelado nenhum líquido se perderá. Poderá haver, contudo, perda de um pouco do gás, por este motivo recomendo não usar garrafas caras para esta prática.
Em seguida, todos poderão apreciar o champanhe e a festa estará completa.