Galeto Sat’s, o melhor fim de noite da cidade, agora é Patrimônio Cultural
Braseiro de Copacabana premiado das cachaças ao franguinho na brasa recebe o título em decreto do prefeito Eduardo Paes
Faltava apenas a chancela oficial para o templo carioca da boemia. Um lugar onde a cidade escolheu para se divertir de dia, de noite e de madrugada, ponto de encontro de músicos, atores e a classe artística, além de chefs, cozinheiros, bartenders e cariocas de todas as regiões atrás do prazer de um chope bem tirado com o galeto ao molho da casa, o célebre pão de alho e um coração de galinha na brasa que justifica, apena ele, a condecoração: o Galeto Sat’s ganhou o título de Patrimônio Cultural Carioca, em decreto assinado pelo prefeito Eduardo Paes, com a matriz de Copacabana incluída pela prefeitura no Circuito dos Botequins.
+ Disputado em Botafogo, bar Chanchada fará arraiá com comidinhas típicas
“Foi muito bom esse título ter vindo junto com o aniversário dos 130 anos de Copacabana. Continuamos honrando nosso compromisso com a boemia, e declaro publicamente que somos a saída de emergência da madrugada. Convoco os biriteiros para a comemoração”, diz o “ídolo” Sérgio Rabello, o Serjão, um dos mais queridos personagens da noite carioca.
Matriarca da família e dona de muitas das receitas de sucesso da casa, Elaine Rabello complementa: “O sentimento é de gratidão enorme por tudo que nosso clientes nos proporcionam, porque são eles que fazem do Sat’s um patrimônio, junto com a gente e nossos funcionários”.
A plaquinha azul e redonda que indica os bares agraciados com o título já mora na parede da Adega da Velha, bar nordestino tradicional que foi assumido recentemente pela família Rabello, que inclui os filhos Rafaella e Raoni, e agora vai enfeitar também a parede próxima às estantes repletas de cachaças artesanais do Sat’s.
O botequim e braseiro de Copacabana, além do sucesso entre os moradores do Rio, já virou ponto turístico no número 7, o início da Rua Barata Ribeiro. A filial de Botafogo, em casa com dois andares e ambiente externo na varanda, fica na Rua Real Grandeza, 212.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Aberto em 1975, o Sat’s de Copacabana está com os Rabello desde 2010, o mesmo ano em que a prefeitura começou a contemplar bares como patrimônio imaterial, na categoria atividade econômica tradicional e notável. A relação tem 33 estabelecimentos e pontos históricos como a Casa Paladino, o Nova Capela, o Velho Adonis e a Adega Pérola.