Proa vence o prêmio de harmonização com Baden Baden
Em meio ao burburinho da Praça Santos Dumont, na Gávea, sabores praianos ganham ainda mais complexidade acompanhados de uma boa cerveja
Cozinha é alquimia, e uma impecável combinação de sabores e texturas tem o poder de transportar os comensais para uma viagem sensorial. É isso o que acontece no Proa, comandado pela chef Joana Carvalho na Gávea. O restaurante, aconchegante e descolado, tem entrada discreta e espraia-se por dois andares, lembrando o interior de um barco.
O menu navega por receitas litorâneas com toques internacionais, sem abrir mão da brasilidade. Para participar da segunda edição do Circuito Comer & Beber Baden Baden, a chef criou um saboroso conchiglione recheado com tentáculos de polvo, molho de tomate com azeitonas pretas e poeira de bacon (R$ 119,00).
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A apresentação, belíssima, enche os olhos, e na boca o resultado consegue ser ainda mais impressionante. Goles da refrescante Baden Baden Witbier (R$ 25,00, 600 mililitros), com coentro e laranja, alçam a experiência à perfeição. O segredo, segundo Joana, é o molho, cozido lentamente, em baixa temperatura, para que o sabor se intensifique.
O molusco vem no ponto certo, assim como a massa, e o toucinho traz crocância. Brotos de coentro adicionam um leve toque cítrico, o que proporciona o casamento sublime com a cerveja de trigo, geladinha.
O Circuito Comer & Beber Baden Baden se estende até o dia 8 de novembro, reunindo outras quatro casas cariocas — Mäska, Maguje, Masi e Rudä — que combinam pratos complexos com os rótulos artesanais da cervejaria. Um passeio imperdível para quem aprecia a boa mesa e bons brindes.
COMER & BEBER 2025/2026 é uma realização de VEJA Rio com patrocínio master de BTG Pactual, patrocínio de JBS e 99Food, apoio institucional do Governo do Rio de Janeiro, apoio de Tramontina Hospitality, Nespresso Professional, Baden Baden e Catupiry Profissional, e parceria de Salton.
Acordo pode acelerar indenização às famílias dos jovens mortos por PMs