Tem tudo de panetone: o clássico ganha reinvenções
Antes reservado à ceia, o pão doce mais famoso do Natal vira matéria-prima de chefs e marcas que investem em inovação para encantar (e vender) o ano inteiro
Este ano não será igual àquele que passou. Pelo menos quando o assunto é panetone, queridinho do Natal. A novidade é que o tradicional pão doce italiano entremeado por frutas cristalizadas ou gotas de chocolate agora inspira bocadas e, veja só, goles em novos formatos, do sorvete à cerveja, passando por tiramisu e bites, docinho em pedaços.
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É bem verdade que a clássica receita já vinha passando por reinvenções, ganhando coberturas e novos recheios, a exemplo de framboesa, pistache, doce de leite e crème brûlé, além de alternativas veganas, low carb e até opções salgadas. A onda criativa surge da necessidade de surpreender o público e aquecer as vendas, ampliando o faturamento. “A partir de uma longa pesquisa na internet, produzi a minha própria releitura”, descreve o designer Raphael Peres, dono da Maria, Minha Bisa, que criou o tiramitone — sim, a mistura entre duas tradicionais sobremesas oriundas da Itália. Cada um custa 200 reais e as vendas são pelo iFood, Goomer e 99Food.
Pouco se sabe sobre a origem do panetone, mas uma lenda conta que ele foi inventado no final do século XV, por um ajudante de cozinha do duque de Milão Ludovico Sforza (1452-1508), conhecido como Il Moro. Hoje, o símbolo natalino virou matéria-prima, ganhando novas técnicas e texturas.
Na Bráz, por exemplo, os comensais podem degustar, depois das premiadas redondas, uma junção do pão, sorvete de baunilha, calda de chocolate, merengue italiano e raspas de laranja. A maravilha, que vai ao forno, custa 45 reais.
Já o Medovik, vencedor do melhor bolo em VEJA RIO COMER & BEBER em 2024, adicionou passas ao rum, frutas secas maceradas no álcool, amêndoas tostadas e damasco à receita russa. A fatia, que vale cada caloria, sai a 35 reais. Uma reinterpretação ainda mais ousada é a Panettone Ale, cerveja sazonal produzida pela Díalaje em parceria com a Pontal e a Artesanos Bakery. Com notas de malte e blend de especiarias, a bebida tem aromas que remetem a frutas cristalizadas e baunilha, com toque adocicado. “É uma cerveja versátil, que harmoniza com os pratos clássicos da ceia e com o próprio panetone”, explica o sommelier e consultor do supermercado Zona Sul José Padilha.
Em tempos em que “experiência”, “exclusividade” e “personalização” se tornaram termos de ouro para capturar a atenção, o mercado “se vira nos trinta” para renovar o costumeiro menu natalino. “Esta época do ano ainda concentra a maior parte do consumo, mas o panetone ganhou força no pré-Natal e permanece até março na mesa dos brasileiros”, observa Claudio Zanão, presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi). “Essa expansão é resultado da reinvenção das marcas, da inovação e da democratização do acesso”, explica.
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O varejo tem sua parcela de responsabilidade nessa mudança de perfil. O fato de que panetones e suas releituras surgem nas vitrines antes mesmo do Dia das Bruxas não é fruto de mera ansiedade, mas de estratégia. “No ano passado, novembro foi o terceiro melhor mês em vendas para a Kopenhagen, atrás apenas da Páscoa e da celebração natalina. Antecipar datas-chave é uma resposta natural ao comportamento do consumidor moderno”, explica Pedro Velardo, CMO da marca, que oferece, além de várias versões do original, pedacinhos de panetone no sundae, por 34,90 reais. A criatividade conquista o paladar e ainda faz o caixa girar.
Em outra embalagem
Formatos vão além das frutas cristalizadas
Gelado. A N2 Laboratório de Sorvetes (Rua Bambina,164, Botafogo) usa nitrogênio líquido no preparo e produziu
o sabor panetone (R$ 25,00, o pequeno; R$ 35,00 o grande) para dezembro. Na Sorvetiño (Avenida Prado Júnior,330, Botafogo), a receita criada em 2022 voltou ao cardápio (R$ 22,00, a casquinha; R$ 52,00, o pote de 480 mililitros).
Líquido. O pão doce ganhou versão líquida e lupulada. As cervejarias D’alaje e Pontal, em parceria com a Artesanos Bakery, lançaram a Panettone Ale (R$ 26,90, 500mililitros), com aroma de frutas cristalizadas, baunilha e notas de especiarias.
Aos pedaços. Hits da temporada, os bites, pedacinhos de massa com cobertura de chocolate, são encontrados, por exemplo, na Lindt (R$ 99,99, 200 gramas) e na Milky Moo (R$ 99,90). A Noir Chocolates entrou na onda com duas versões: os minitones (R$ 74,90, 200 gramas), com chocolate ao leite no recheio e na cobertura; e os minipanetones ao leite (R$ 34,90, 90 gramas), bolinhos com cobertura de chocolate ao leite e granulado.





