Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Vigilância Sanitária divulga resultado de ações em pastelarias

Durante um mês, foram vistoriados 63 estabelecimentos e inutilizados 455 quilos de alimentos

Por Redação VEJA RIO
18 Maio 2015, 18h43 • Atualizado em 5 dez 2016, 12h11
Procon pastelaria
Procon pastelaria (Divulgação/)
Continua após publicidade
  • Após um mês de vistorias, a Vigilância Sanitária divulgou o resultado das ações em pastelarias da cidade, que ocorreram após denúncias de uso de produtos impróprios para consumo. Durante o período, os técnicos do órgão vistoriaram 63 estabelecimentos e inutilizados 455 quilos de alimentos. Do total inspecionado, 15 estabelecimentos foram interditados totalmente, 36 receberam termos de intimação para que fizessem obras e melhorias estruturais e 51 receberam multas. As principais infrações foram falta de higiene, presença de animais nos estabelecimentos e alimentos impróprios para o consumo. Os produtos inutilizados foram carne moída, frango, requeijão, linguiça calabresa, presunto, queijos e molhos que seriam utilizados no preparo de recheios de pastel.

    A condição imprópria dos alimentos foi confirmada pelo laboratório de Controle de Produtos da Vigilância Sanitária, após análise microbiológica e microscópica de amostras coletadas nas inspeções. Das 106 análises de salgados e recheios, 18,86% foram insatisfatórias e apontaram presença de microorganismos nocivos, como bactérias que podem causar intoxicação alimentar e provocar diarréia, náuseas, vômitos e dores abdominais.

    + Sete restaurantes sofisticados do Rio são autuados pelo Procon

    A ação especial em pastelarias começou no dia 16 de abril e terminou no último final de semana. A fiscalização dos estabelecimentos, no entanto, continua em toda a cidade. E, para isso, a Vigilância Sanitária conta com denúncias de consumidores, que podem indicar locais suspeitos de comercializarem alimentos adulterados e que apresentem condições inadequadas de higiene através da Central 1746. A Vigilância Sanitária informa que a inadequação dos estabelecimentos gera punições previstas em lei, que vão desde a aplicação de multas à interdição total de estabelecimentos.

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês