Prefeitos do Rio e de Niterói discutem novas medidas de combate à Covid-19
Eduardo Paes e Axel Grael se reúnem nesta segunda (22) para anunciar orientações conjuntas de prevenção nos municípios
Os prefeitos do Rio, Eduardo Paes, e de Niterói, Axel Grael, participam de uma reunião virtual com os comitês científicos dos dois municípios para definirem novas medidas restritivas em conjunto nessas cidades, para conter o avanço da Covid-19.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Paes defende, desde a semana passada, um consenso na adoção de medidas, pelo menos na região metropolitana do Rio, para que as ações sejam mais eficientes. No entendimento do prefeito do Rio, a capital não é uma ilha e, por isso, é preciso ter a adesão de municípios próximos.
Paes citou o exemplo da rede pública de saúde da capital que recebe pacientes de outros municípios do estado, para adotar medidas conjuntas. “Na fila de espera na cidade do Rio de Janeiro tem gente de todos os municípios e continuará assim. Nós vamos sempre receber pessoas de outros municípios, porque vivemos o Sistema Único de Saúde”, disse Paes na sexta (19), durante a apresentação do 11º Boletim Epidemiológico.
+ Coronavírus: ‘A situação é grave, respeitem as restrições’, pede Paes
Os prefeitos se reuniram neste fim de semana com o governador em exercício do estado, Cláudio Castro, mas depois do encontro não foram anunciadas novas decisões. Nesta segunda (22), às 17h, Paes e Grael darão uma coletiva de imprensa, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, no centro de Niterói, para anunciar o que vai passar a valer nesses municípios para o combate à Covid-19.
Decreto
Está prevista para hoje a publicação no Diário Oficial de um novo decreto do governador em exercício. Segundo a assessoria do Palácio Guanabara, sede do governo estadual, está tudo pronto para a publicação, mas a equipe do governo ainda acerta detalhes do texto.
+ Coronavírus: Paulo Gustavo está intubado; ‘Continuem orando’, pede marido
Entre as medidas que podem ser anunciadas está a antecipação de feriados de abril para criar um feriadão prolongado entre a próxima sexta (26) e o domingo de Páscoa (4).
Ainda no fim de semana, Castro se reuniu no sábado (20), no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador, na Zona Sul do Rio, com integrantes do setor produtivo do estado e com deputados para discutir a adoção de novas medidas restritivas para evitar a evolução da Covid-19 no estado.
+ Covid-19: Rio anuncia calendário de vacinação para idosos de 70 a 74 anos
Para evitar aglomerações, o governador em exercício determinou o reforço da participação do Corpo de Bombeiros na força-tarefa de fiscalização de prefeituras do estado, especialmente no combate às festas clandestinas.