Continua após publicidade

Efeito vacina: Rio registra menor número de internações desde o início da pandemia

De agosto para setembro, o número de óbitos por Covid-19 caiu 46%. Estado já atingiu quase 90% da população vacinada com a primeira dose

Por Agência Brasil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 set 2021, 11h25 - Publicado em 29 set 2021, 11h23
Imagem mostra injeção com a vacina contra a Covid-19
Vacinação: Para receber o reforço é preciso ter tomado a última dose há mais de um ano. (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Continua após publicidade

O estado do Rio registrou nesta semana o menor número de internações em UTI por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) desde março do ano passado, quando começou a pandemia de Covid-19 no país.Efeito vacina: Rio registra menor número de internações desde o início da pandemiaEfeito vacina: Rio registra menor número de internações desde o início da pandemia

+ Covid-19: variante Delta equivale a 100% das amostras em setembro no Rio

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), na semana epidemiológica 37, de 12 e 18 de setembro, a rede do SUS no estado registrou 460 novas hospitalizações. A redução é de 61%, comparada à semana 32, de 8 e 14 de agosto, quando foram 1 187 pessoas internadas. O secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, associa a queda nas internações ao avanço da vacinação.

“Estamos vendo uma redução no número de casos graves e internações e isso está certamente ligado ao avanço da vacinação em todo o estado. Temos uma distribuição de vacinas eficientes e isso facilita o trabalho das Secretarias Municipais. É importante que a população entenda a necessidade da segunda dose e da dose de reforço dos idosos”, explicou.

+ Alô, atrasados: repescagem da primeira dose está disponível até outubro

O estado do Rio ultrapassou esta semana a metade da população adulta com o esquema vacinal completo contra a Covid-19 – com as duas doses ou dose única – , além da aplicação da primeira dose em quase 90% da população.

Continua após a publicidade

Os dados da SES mostram que a taxa de ocupação dos leitos para Covid-19 na rede SUS, incluindo unidades federais, estaduais e municipais, está hoje em 26,5% para enfermaria e 49,6% nas UTI. Nos últimos sete dias, a média de atendimentos nas 30 unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da rede estadual foi de 215 pessoas por dia, a menor desde outubro do ano passado.

+ A vacina salva: Rio tem melhor indicador de risco para a Covid do ano

De agosto para setembro, o número de óbitos por Covid-19 caiu 46% e está no menor nível desde o fim de outubro de 2020, com 378 registros na semana 37.

Capital

No município do Rio, os atendimentos na rede SUS de urgência e emergência por SRAG estão em 317 na média móvel. As internações também seguem uma tendência de queda: no dia 27 eram 283 pessoas em UTIs e 156, em enfermarias.

Continua após a publicidade

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Os dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mostram que hoje são 414 pessoas internadas na cidade, com 66% dos leitos Covid-19 ocupados no momento. As internações na cidade estão no nível de outubro de 2020.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.