Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

De volta à infância: exposição sobre Mauricio de Sousa abre no CCBB

Uma viagem afetiva pelo universo dos gibis ganha forma em exposição imersiva, com cenários clássicos, arquivos inéditos e a história do querido cartunista

Por Pedro Coutinho
12 dez 2025, 09h53 • Atualizado em 18 dez 2025, 19h10
V08_MAURICIO DE SOUSA 90 ANOS credito MSP Estúdios.jpg
De volta à infância: exposição visita os personagens e os lugares criados nos quadrinhos de Maurício de Sousa. (MSP Estúdios./Divulgação)
Continua após publicidade
  • A ideia de transformar a obra de Mauricio de Sousa em exposição ficou guardada por uma década. A intenção original era celebrar os oitenta anos do pai da Turma da Mônica, mas, à época, a proposta foi recusada pela MSP Estúdios, responsável pela marca que fez parte da infância de grande parte dos brasileiros.

    Compartilhe essa matéria via:

    Apesar da decepção, o projeto se manteve vivo na mente do curador Marcelo Jackow, que ao longo do tempo fez alguns ajustes e modernizações. Finalmente ela sai do papel, em parceria com a MSP e Sidney Gusman, e a estreia nacional será no CCBB, nesta quarta (17).

    Mauricio de Sousa Crédito_ Vantoen Pereira Jr..JPG
    Ao lado do gênio: a mostra explica a vida e a obra de Mauricio a partir da voz do quadrinista. (Vantoen Pereira Jr/Divulgação)

    Viva Mauricio – Mauricio de Sousa, A Experiência Imersiva narra a jornada e a criação do mestre a partir de sua própria voz. “É um passeio junto ao homenageado, visitando os personagens e os lugares que conhecemos dos quadrinhos”, empolga-se Jackow. Em meio a cenários familiares, como o cemitério do Penadinho e a goiabeira do Chico Bento, cerca de 210 itens exclusivos e duzentas cópias de desenhos, fotos e vídeos se integram em 25 salas.

    Continua após a publicidade

    Parte do imaginário de quem cresceu lendo gibis, o bairro do Limoeiro foi posto de pé — com direito a um cheiro característico e a possibilidade de visitar a casa do Cebolinha, por exemplo. “Um desafio foi pensar em como falar para todos os públicos. Não existe um lugar do Brasil em que Mônica e companhia não sejam conhecidos”, crava o curador.

    V08_MAURICIO DE SOUSA 90 ANOS_A_10MSP Estúdios.png
    Para todos os gostos: uma das salas apresenta as diferentes versões da icônica Mônica. (MSP Estúdios/Divulgação)

    Nas primeiras salas, a exposição apresenta a vida do artista paulista ao característico estilo dos quadrinhos. Nascido na cidade de Santa Isabel, em 1935, ele passou a maior parte da infância em Mogi das Cruzes. A casa em que morava com o pai, barbeiro, poeta e pintor, e a mãe, poetisa, costumava receber saraus e rodas de choro.

    Continua após a publicidade

    Não demorou muito para se apaixonar pelo desenho e se mudar para a capital do estado em busca de oportunidades. Em 1959, enquanto trabalhava na Folha de S. Paulo, publicou a primeira historinha, protagonizada pelo cachorro Bidu. A partir dali, a turma tomou forma.

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    A inspiração principal do cartunista sempre foi a família, e os dez filhos viraram personagens. “Sou privilegiado de tê-lo por perto. Essa homenagem é uma retribuição por tudo que ele fez por mim e pelos brasileiros”, define o filho Mauro Sousa, diretor-executivo da MSP Estúdios.

    Continua após a publicidade
    Mauro Sousa credito MSP Estúdios.JPG
    “Meu pai nunca teve medo de aprender e jamais parou no tempo”, afirma Mauro Sousa, um dos dez filhos do cartunista (MSP Estúdios/Divulgação)

    Um trunfo da empresa responsável pelos direitos e o legado da obra foi saber se adaptar aos novos tempos e costumes. Nos últimos anos, além das séries animadas, foram produzidos longas live action de sucesso como Turma da Mônica: Laços e Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa — que já tem sequência confirmada. A história do dinossauro Horácio também deve ganhar as telonas, pela lente de Carlos Saldanha, de A Era do Gelo e Rio.

    V08_MAURICIO DE SOUSA 90 ANOS_G_11_0000MSP Estúdios.png
    O Limoeiro é aqui: a mostra, inédita, reúne 210 itens e mais de duzentos desenhos, vídeos e fotos (MSP Estúdios/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    “A Turma da Mônica já foi publicada em mais de quarenta países, em catorze idiomas. Ao mesmo tempo, eles foram saindo do papel e protagonizando outras mídias. Não é apenas uma adequação às gerações recentes, é também um diálogo intertextual com outras linguagens”, elucida Mônica Ferrari Nunes, docente e pesquisadora do programa de pós-graduação da ESPM.

    + Na mente do gênio! Michelangelo ganha exposição imersiva nos Correios

    “Meu pai é humilde, nunca teve medo de aprender e jamais parou no tempo, mesmo com 90 anos”, reflete Mauro. Ao final da exposição, um teste de acuidade visual embala a origem de tudo, revelando a frase “Eu aprendi a ler com a Turma da Mônica”. “A grande medalha que meu pai carrega no peito é ser um dos principais alfabetizadores do país”, atesta Mauro. Um patrimônio e tanto.

    CCBB RJ, 1º andar. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Qua. a seg., 9h/20h. Grátis, com retirada de ingressos na bilheteria e no site do CCBB. Até 13 de abril.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês