Os melhores brechós e ateliês de moda do Rio
Cariocas estilosas e antenadas com o universo fashion indicam seus endereços favoritos para renovar o guarda-roupa no Rio. Confira os eleitos
Pelos quatro cantos da cidade, brechós, lojas e ateliês guardam um sem número de criações exclusivas, acessórios diferentes e achados fashion que não se encontra em qualquer esquina. Se você é daquelas antenadas, que adoram descobrir endereços secretos para garimpar as peças-chave do seu guarda-roupa, certamente vai adorar conferir o roteiro fashionista que preparamos com a ajuda de três cariocas que entendem muito do assunto: a designer Ana Soares, autora do blog Hoje Eu Vou Assim Off, e as caçadoras de tendências Carol Althaller, colaboradora do WGSN, e Renata Abranchs, consultora de mora e co-fundadora do RioEtc. A seleção contempla desde multimarcas e ateliês de novos estilistas cariocas até brechós cheinhos de peças de marcas da cidade por preços bem mais amigos que os das vitrines tradicionais. Confira abaixo as dicas e veja porque cada endereço vale a pena ser visitado. Depois, garimpe à vontade!
Carol Althaller, cool hunter
A carioca anda feliz da vida: depois de uma temporada em São Paulo, Carol acaba de voltar a morar no Humaitá, de onde parte para suas pesquisas de tendências e produz colaborações para o site WGSN
Sala de Estar
“É a melhor seleção do Rio, onde encontro minhas marcas preferidas de São Paulo, como Cotton Project, Vish e Janiero. Também adoro as coisas da Acervo e da Svetlana, minha mais nova marca preferida, que além de estampas lindas, tem acessórios lindos e ainda é vegan.”
Rua Sorocaba, 585, Botafogo, tel. 3253-8797.
Escudero
“A Clara e o Renato passaram por marcas como Osklen e Maria Bonita Extra e trouxeram para a marca toda essa bagagem. Portanto, é fácil encontrar camisas masculinas super bem cortadas, acessórios diferentes e peças femininas estilosas e alinhadas – tudo a cara deles.”
Avenida Ataulfo de Paiva, 706/ 302, Leblon, tel. 3518-9938.
Andrea Marques
“Amo as peças da Andrea. São chiques, super trendy, e ao mesmo tempo atemporais e clássicas. É sempre o melhor desfile do Fashion Rio e me apaixono pelas estampas e acessórios. Lá encontro de vestido de festa a t-shirts, tudo lindo demais!”
Rua Garcia D’ávila, 149, sobreloja, Ipanema, tel. 3202-2700.
Ana Soares, do blog Hoje Vou Assim Off
Inspirada no blog Hoje Vou Assim, da mineira Cris Guerra, a designer carioca fez sua própria versão off do diário de looks. Diariamente, ela se desafia a se vestir bem sem gastar tanto, compartilhando dicas de moda e pechinchas com os leitores
Brechó do Casarão
“Localizado no térreo de um casarão histórico na Tijuca, é bem organizado, limpo e com muitos achados. O forte são roupas usadas, contemporâneas e sem marca. Tem pouquíssimas roupas vintage ou com cara de época. Roupas de estilistas famosos não são comuns, mas se não é isso que você procura, esse é um dos melhores destinos para garimpar.”
Rua Haddock Lobo, 239, térreo, Tijuca, tel. 2567-6864.
Perpétua Brechó
“Tem uma boa variedade de peças atuais de marcas como Maria Filó, Shop126 e Cantão, além de ser super organizado, com excelente atendimento e itens escolhidos a dedo. O melhor: aceitam cartão e vendem pelo site ou página do Facebook.”
R. Marechal Niemeyer, 31 – Botafogo, tel. 2587-0243.
Brechó da Paty
“Localizado no subsolo da Central do Brasil, é mais bagunçado. Mas, com uma boa dose de atenção e paciência, é possível fazer excelentes achados, de marcas como Farm e Totem. Tome um antialérgico, vá com tempo e seja feliz garimpando entre as araras. O segredo é descobrir quando eles recebem reposição.”
Praça Cristiano Ottoni, s/n, subsolo, lojas 1 e 2, Estação Central do Brasil, Centro, tel. 2518-2767 / 2233-1376.
Brechó Só Traças
“Com uma variedade enorme, vendem de trajes para festa a itens de decoração. Possui alguns itens mais vintage, mas a maioria do acervo é de roupas contemporâneas. As araras são bem lotadas – é preciso ter mais paciência para garimpar.”
Rua Capitão Salomão, 61, Botafogo, 2539-8938.
Brechó Emporium do Futuro
“É o mais grifado, com itens de marcas como Adriana Barra, Isabela Capeto, Michael Kors e até Marc Jacobs – e por isso é mais caro. É tudo bem limpinho e arrumado. Possuem provador, ar condicionado e aceitam cartão. Fazem uma seleção criteriosa e a maioria das roupas parecem nunca terem sido usadas.”
Rua Dias Ferreira, 420, loja D, Leblon. Tel. 2294-0992.
Renata Abranchs
O cérebro por trás do bureau de estilo RioETC é referência na pesquisa de moda na cidade. Além de prestar consultoria a diversos clientes da indústria carioca, ela mantém um blog onde posta cliques dos looks mais bacanas que encontra pelas ruas – lugar onde, segundo ela, estão as pessoas que realmente influenciam o surgimento de tendências.
Dona Coisa
“Über curadora do melhor da moda nacional, Roberta Damasceno entrega o melhor do estilo contemporâneo à brasileira. A seleção de marcas de vestuário e acessórios deles é incrível.”
Rua Lopes Quintas, 153, Jardim Botânico, tel. 2249-2336.
Muggia
“Meu xodó master! Sedas e tricolines bacanudas são matérias primas frequentes para as modelagens atemporais e bem pensadíssimas pelas meninas da família Suassuna – Juliana, Ana Beatriz e da mãe, Beatriz. Os acessórios, exclusivíssimos, são um capítulo à parte. Impossível sair imune.”
Rua Real Grandeza, 182, casa 8, Botafogo, tel. 3511-5470.