Coque samurai vira hit entre as cariocas

O modelo half-bun, no topo da cabeça, dispara na preferência das mulheres, inclusive de celebridades internacionais como a duquesa Kate Middleton. Aprenda a fazer

Por Daniela Pessoa
Atualizado em 2 jun 2017, 12h22 - Publicado em 30 out 2015, 20h16
Coque half-bun, estilo samurai: penteado em alta
Coque half-bun, estilo samurai: penteado em alta (Divulgação/)
Continua após publicidade

Após ser adotado por celebridades como Leonardo DiCaprio, Bradley Cooper, Chris Hemsworth, Bruno Gagliasso e Chay Suede, o coque estilo samurai, inspirado nos guerreiros japoneses, caiu no gosto feminino. Inclusive das cariocas. Duas versões têm feito, literalmente, a cabeça das mulheres: o coque leque e o half-bun ou half-knot (meio-coque), um coquinho pequeno usado com o resto do cabelo solto. “Em Londres e Nova York, as it girls já aderiram há algum tempo. Aqui, o visual foi visto na passarela da última semana de moda e já pegou por causa da praticidade”, afirma o hairstylist Tiago Parente, do TP Beauty Lounge, responsável pelo look de celebs como Marina Ruy Barbosa, Juliana Paes, Paolla Oliveira e Bruna Marquezine.

O half-bun está tão em alta que famosas internacionais como Rihanna, Jennifer Lopez e até a duquesa Kate Middleton já adotaram. Ele dá mais volume no topo e pesa menos no visual do que o coque normal. Por não ter nenhum tipo de formalidade (pelo contrário), é indicado para ocasiões casuais. Mas dá para usar em produções sofisticadas também. “O meio-coque tem um estilo esportivo que pode ser usado para quebrar o tradicionalismo. Se você faz o tipo com atitude, aposte nesse tipo de coque para ousar em uma festa de formatura ou casamento, por exemplo”, encoraja o hairstylist Marcos Do Vale, da Werner Maison.

Jennifer Lopez, Kate Middleton e Rihanna: coque half-bun em alta entre as famosas
Jennifer Lopez, Kate Middleton e Rihanna: coque half-bun em alta entre as famosas ()

Bem no topo da cabeça ou mais baixo, encostando na nuca, o half-bun pode ser feito de diversas formas e funciona bem em todos os comprimentos e tipos de cabelo. Vale até usar com trança e/ou franja. O mais cotado, no entanto, de acordo com a hairstylist Lela Athanasio, do Crystal Hair, é o do cocoruto, aquele que fica lá no alto mesmo. Para amarrar, use apenas um elástico simples, de cor neutra, próxima à cor do seu cabelo. No máximo, grampos para ajudar a fixar. “O objetivo é que fique o mais natural possível. Por isso, não indico enfeitar o coque com nenhum acessório”, diz Lela.

Veja a seguir o passo a passo para fazer o half-bun:

Continua após a publicidade

1 – Divida o cabelo da ponta de uma sobrancelha até a ponta da outra, para não deixar as laterais volumosas. Se os seus fios forem muito finos, use mousse para conferir textura a eles.

2 – Puxe essa divisão do cabelo para cima (ou até a altura desejada) e torça a mecha fazendo um coquinho no topo da cabeça. Ao invés de torcer, você também pode ser um nozinho.

3 – Envolva o coquinho com um elástico. Se precisar, use um grampo para prender a ponta solta dentro do coque (você também pode enrolar a mecha em volta do próprio cabelo para esconder o elástico).

4 – No resto do cabelo que ficar solto, faça babyliss ou passe surf spray e amasse os fios com as mãos, para deixa-los com aquele aspecto de podrinho.

Continua após a publicidade

5 – Se quiser, finalize com spray, borrifando levemente para não deixar o cabelo emplastrado. A ideia é que fique bagunçadinho mesmo.

Abaixo, um tutorial em vídeo com este e mais dois jeitos legais de fazer o seu half-bun:

A seguir, o passo a passo super simples, também em vídeo, para fazer o coque samurai em forma de leque, no cabelo todo:

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.