Carioca roda o Brasil com seu cachorro adotado

Eduardo Marchioni abandonou o escritório para desbravar o interior do país na companhia do seu cão. Seu obetivo é lançar um livro de aventura

Por Lula Branco Martins
Atualizado em 2 jun 2017, 12h08 - Publicado em 7 Maio 2016, 01h00
Acervo Pessoal
Acervo Pessoal ( Acervo Pessoal/)
Continua após publicidade

COMPANHIA DE VIAGEM

Este é Eduardo Marchioni, tendo ao lado o vira-lata Lie (pronuncia-se “lái”, “mentira” em inglês, assim chamado por ter pernas curtas). Um adotou o outro há um ano e, agora, os dois, juntos, farão uma viagem que deve durar meia década. O arquiteto, que mora na Barra da Tijuca, abandonou o escritório e parte, por enquanto sem patrocínio, para o interior do país. Sairá do Rio daqui a duas semanas. Juntou dinheiro e está bancando o projeto O Brasil que Poucos Conhecem. Irá por estradas e cidades pequenas com o objetivo de, além de mudar o estilo de vida, tirar milhares de fotos, conhecer histórias e, depois, lançar um livro sobre a aventura. Assim, Lie terá de dividir os bancos do carro com câmeras, drones, mochilas e muita comida. Enlatados para o companheiro humano, ração para ele.

CAMPANHA NA PRAÇA DO LIDO


Istock
Istock ()

Cachorros e gatos merecem não apenas uma caminha macia, mas um dono que lhes dê amor, carinho e comida. É o pensamento de duas instituições que se unem para promover a nova feira de adoção de filhotes da cidade. O evento será no sábado que vem (7), na Praça do Lido, em Copacabana, e os organizadores são o Polo Lido+Leme e a ONG Quatro Patas. Como tudo rola na véspera do domingo que é Dia das Mães, o slogan da campanha é “Mãe é mãe até de filho de quatro patas”. Para adotar, é necessário ter mais de 18 anos e apresentar documentação completa, além de passar por uma entrevista.

Continua após a publicidade

DO CÃO AO RATO


Reprodução
Reprodução ()


QUADRO LIVRO
QUADRO LIVRO ()

Aos 34 anos, casado e morador do Jardim Botânico, com três gatos no apartamento, o jornalista Roberto Kaz já escreveu praticamente sobre tudo, de política a futebol, em passagens por diversos veículos de comunicação. Mas ele vem se especializando em um assunto: os animais. Tanto é assim que acaba de lançar, pela Companhia das Letras, O Livro dos Bichos, que conta casos de cães, coelhos, aves e até de ratos, alguns de grande notoriedade. Entre os personagens cariocas, o mais conhecido talvez seja o macaco Tião, famoso nos anos 80. Confira abaixo algumas figuraças que o escritor relembra em seus textos.

Continua após a publicidade

ANITTA Galinha de rua, com onze filhos, ficou famosa em 2013 nas imediações da Estação Flamengo do metrô.

Tião Vivia no zoo e, na década de 80, teve o nome associado ao voto de protesto.

ANA BOTAFOGO Um tatu-bola, também com moradia no zoológico, que virou símbolo na Copa de 2014.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.