Dezoito ideias supercriativas para você decorar a casa usando suas fotografias preferidas
Por Daniela Pessoa
Atualizado em 5 dez 2016, 16h07 - Publicado em 15 ago 2011, 13h33
Os melhores momentos da vida não precisam ficar restritos às fotos em porta-retratos. Imagine forrar uma parede inteirinha da sua casa com lembranças de viagens, com a família, amigos e tudo o que você gosta. Opções criativas são o que não faltam para decorar ambientes com imagens. Pelas paredes, personalizando objetos, em varais, painéis… Selecione as melhores fotografias que há tempos estão escondidas naquela pasta no seu computador e dê uma bossa à decoração, transformando a sua casa em uma galeria permanente de momentos inesquecíveis.
1/18 Nesta casa em São Conrado, a arquiteta Solange Medina criou nichos na parede do hall de entrada para abrigar porta-retratos exclusivos, elaborados de acordo com o tema de cada fotografia. Um porta-retratos decorado com conchas, por exemplo, foi criado par (Redação Veja rio)
2/18 Em um loft no Flamengo, a arquiteta Maria Helena Torres optou por um painel de madeira na parede, onde as fotos são encaixadas. Apaixonada por viagens, a dona do apartamento gosta de fotografar os lugares por onde passa para depois mostrá-los aos amigos q (Redação Veja rio)
3/18 O casal que mora neste apartamento em Copacabana faz aniversário quase na mesma data e queria expor uma fotografia de forma especial para receber os amigos em casa no dia da festa. A arquiteta Maria Helena Torres sugeriu um adesivo, que foi colado em uma (Redação Veja rio)
4/18 Adesivos feitos com fotos P&B (preto e branco) também dão todo um charme à decoração. (Redação Veja rio)
5/18 A moradora desta casa de três quartos em Jundiaí (SP) quis expor suas fotos de casamento e dos filhos na sala de TV, onde a família se reúne com frequência. A solução do arquiteto Jairo de Sender foi criar uma espécie de túnel do tempo em rolos de filme d (Redação Veja rio)
6/18 Outra opção diferentona e despojada é dividir uma foto em várias telas, como neste escritório. (Redação Veja rio)
7/18 Esta sala de jantar foi o espaço criado pelo arquiteto Jairo de Sender no Casa Cor 2010. Jairo homenageou 20 casais famosos por ser o 20º ano consecutivo em que ele e sua equipe participavam do evento. A ideia foi expor de maneira descontraída e ao mesmo (Redação Veja rio)
8/18 Sabe aquela parede sem graça que há tempos você pensa em mudar? Ao invés de recorrer ao papel de parede, selecione fotos e cole-as usando cola PVA. Ou então faça cópias xerox em papel sulfite e utilize a cola CMC, especial para papel de parede. Outra opçã (Redação Veja rio)
9/18 Para fugir ainda mais do básico, experimente dar forma ao mosaico de fotos, como o coração feito neste quarto de casal. No site https://www.polaroin.com dá para transformar suas fotos em polaroids. Aí é só imprimir em papel-cartão, aquele mais durinho. (Redação Veja rio)
10/18 Se não quiser usar cola na parede, tem a opção de usar fita adesiva dupla face, mas é preciso limpar as fotografias expostas sempre para não acumular poeira. (Redação Veja rio)
11/18 Você também pode espalhar as fotos pela parede montando um desenho assimétrico, como nesta sala de jantar. O ambiente é uma excelente escolha. Fazer as refeições e contemplar fotos que trazem boas lembranças pode ser muito prazeroso, melhor do que assisti (Redação Veja rio)
12/18 A ideia é das mais fáceis de se colocar em prática. Basta amarrar barbantes ou cordas de nylon, dessas de varal de roupas mesmo, em pregos afixados de uma ponta a outra nas paredes. Em seguida, pendure as fotos com pregadores de madeira. Em um quarto de c (Redação Veja rio)
13/18 Se não quiser usar pregadores, você pode passar o barbante através de furinhos abertos nas próprias fotos com furador de papel. Para deixar as fotos mais durinhas, cole-as em plaquinhas de cortiça, papel paraná ou foam-board, aquela espuma de isopor prens (Redação Veja rio)
14/18 Você também pode prender fotos em clipes fixados numa placa de madeira e pendurá-la na parede. (Redação Veja rio)
15/18 A ideia mais simples, porém das mais interessantes, é esta: colocar fotos dentro de garrafas e expô-las em mesinhas, prateleiras ou estantes. Não fica um charme? Dê preferência a fotos antigas ou P&B. O preto e branco ou até mesmo o amarelado sépia deixam (Redação Veja rio)
16/18 Estas caixas de madeira ficam um charme na decoração e combinam com qualquer ambiente da casa - até mais de uma. Compre uma caixa de madeira simples, dê uma boa lixada na tampa para a cola aderir melhor e cole a foto que você escolheu. Atenção: use cola d (Redação Veja rio)
17/18 E que tal estampar sua foto preferida em uma manta? Ela pode dar charme ao sofá, à cama ou a uma poltrona, por exemplo. Feitas em tricô com fio soft touch, 100% acrílico e antialérgico, as mantas da Fototrico são costuradas em um tear digital com software (Redação Veja rio)
18/18 Para quem gosta de colocar a mão na massa de verdade, esta colagem transforma a foto em uma verdadeira obra de arte. A ideia é da artista Kat Geiger, dona do blog Design Spunk. Usando cola branca sobre tela, Kat misturou páginas de uma enciclopédia velha (Redação Veja rio)
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Domine o fato. Confie na fonte. 10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. *Assinantes da cidade do RJ
a partir de R$ 29,90/mês
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.