10 destaques do Festival Varilux de Cinema Francês, que terá sessões grátis
Em sua 15ª edição, evento vai do dia 7 ao dia 20 de novembro, com exibição de 19 filmes inéditos e recentes, além de um clássico, em homenagem a Alain Delon
Do dia 7 ao dia 20 de novembro, o Rio recebe a 15ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês, que exibirá 19 filmes inéditos e recentes, além de homenagear o astro francês Alain Delon, morto em agosto, com um clássico estrelado por ele.
A programação inclui algumas atrações gratuitas: dois bate-papos do crítico de cinema francês Jean-Michel Frodon, a Mostra de Filmes em Realidade Virtual e as exibições de cinco filmes na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema.
+ Programação musical no Rio celebra o mês da Consciência Negra Leia
O festival inclui ainda sessões pagas no Cine Santa, Kinoplex Fashion Mall, Kinoplex Globoplay, Kinoplex São Luiz, Cinemark Downtown, Cinépolis Rio Design, Cinesystem Botafogo, Estação Net Botafogo, Estação Net Rio e Estação Net Gávea. A programação do evento no Rio está disponível no site do festival.
Veja dez destaques do Festival Varilux de Cinema Francês:
1) Serão exibidos de graça na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, entre 7 e 10 de novembro, cinco títulos: o thriller clássico O Sol por Testemunha (1960), na quinta-feira, dia 7, às 19h; o drama histórico A Favorita do Rei, na sexta-feira, dia 8, às 19h; a animação Selvagens, no sábado, 9, às 18h30, seguido da comédia dramática A Fanfarra, às 20h; e a comédia dramática Mega Cena, no domingo, dia 10, às 19h. Os filmes passarão em um espaço com 200 lugares. Em caso de chuva, a sessão é cancelada.
2) Pela segunda vez, o festival terá a Mostra de Filmes em Realidade Virtual, gratuita. Serão exibidas oito criações francesas em 360 graus, selecionadas na competição oficial de conteúdo criativo de realidade virtual da Bienal de Veneza. Veja aqui quais os filmes, e quando e onde serão as sessões.
3) Ex-diretor da Cahiers du Cinéma, o crítico francês Jean-Michel Frodon participa de duas conversas na cidade. A primeira, dia 7, é As Herdeiras da Nouvelle Vague — O Cinema Feminino na França, às 19h, na Aliança Francesa de Botafogo, ao lado de Gabriela Carneiro da Cunha, ativista ambiental e sócia da Aruac Filmes. No dia seguinte, 8, Frodon vai falar sobre crítica de cinema, das 10h30 às 17h30, na BiblioMaison, no Consulado Geral da França, no Centro.
4) Para celebrar Alain Delon, o festival programou o longa O Sol por Testemunha (1960), de René Clément, estrelado pelo galã francês. Baseado no livro O Talentoso Ripley, de Patricia Highsmith. Na trama, o trambiqueiro Tom Ripley (Delon) assume a identidade de Philippe Greenleaf, herdeiro de uma grande fortuna. A história foi refilmada em 1999 por Anthony Minghella, com o mesmo nome do livro e com Matt Damon no papel principal.
+ 6 motivos para assistir à série da Netflix sobre a chacina da Candelária
5) Entre os destaques, está o aguardado A Favorita do Rei — Jeanne du Barry, de Maïwenn, que abriu o Festival de Cannes em 2023, e tem o astro americano Johnny Depp e a diretora e atriz como protagonistas. A narrativa é é livremente inspirada na vida de Jeanne Bécu, cortesã que se tornou amante do rei Luís XV.
6) Outro filme aguardado é o thriller dramático O Sucessor, de Xavier Legrand, que estará presente em uma das sessões. Na trama, Elias, que acabou de se tornar diretor artístico de uma renomada casa de alta costura francesa, recebe a notícia da morte de seu pai, com quem não mantinha contato há muitos anos. Ele tem que ir a Montreal para o funeral, e lá descobre que herdou do pai algo muito mais complicado que problemas cardíacos.
+ A bruxa tá solta! 3 lugares para curtir o Halloween no Rio Leia
7) A produção franco-brasileira Madame Durocher, de Andradina Azevedo e Dida Andrade, conta a história da receber o título de parteira no Brasil e a ser reconhecida como membro da Academia Imperial de Medicina no século XIX. As atrizes Marie-Josée Croze e Jeanne Boudier virão ao Rio para a exibição do longa.
8) Bolero, a Melodia Eterna, de Anne Fontaine, é uma cinebiografia do compositor musical Maurice Ravel, que, após uma encomenda da dançarina Ida Rubinstein, cria sua obra-prima: a obra Bolero. O ator Raphaël Personnaz, protagonista do longa, também estará presente em uma sessão.
+ De Tom na Fazenda a Traidor, as reestreias e novidades nos teatros do Rio
9) Visto por 9 milhões de franceses, o drama O Conde de Monte Cristo é uma nova adaptação para as telas do clássico romance de Alexandre Dumas. A trama gira em torno de Edmond Dantès, jovem que é preso no dia de seu casamento graças a uma conspiração. Catorze anos depois, ele consegue escapar da cadeia, fica rico e assume nova identidade, de Conde de Monte Cristo, para se vingar daqueles que o traíram. O diretor Matthieu Delaporte (responsável pelo filme ao lado de Alexandre de La Patellière) e o ator Patrick Mille participam de uma exibição na cidade.
10) Na comédia romântica Apenas Alguns Dias, de Julie Navarro, o crítico de rock Arthur Berthier (o cantor Benjamin Biolay) se apaixona por Mathilde (Camille Cottin) e, para agradar à amada, que é líder da associação Solidariedade Exilados, topa abrigar um refugiado afegão (Amrullah Safi), pensando que será por poucos dias. O roteirista do longa, Marc Salbert, estará presente no Rio.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui