5 obras para ver em… Lugar de Estar: O Legado Burle Marx
Mostra no Museu de Arte Moderna (MAM) traz novas leituras sobre o acervo documental do multiartista e paisagista modernista
1- O Parque Moça Bonita é um projeto não executado dos anos 1980 para Bangu, na Zona Oeste. Com 150 000 metros quadrados, o local teria preservação da mata densa, um grande espelho d’água e cascatas para banho coletivo.
2- Nos anos 1970, com a duplicação da Avenida Atlântica, Burle Marx e os colaboradores Haruyoshi Ono e José Tabacow criaram um enorme painel artístico ao longo do calçamento, composto em mosaico de pedras portuguesas pretas, brancas e vermelhas.
3- Construído no século XVII, o Largo do Machado passou por diversas reformas. Em guache sobre cartão, o projeto do artista para as mudanças realizadas em 1950 valorizou a vegetação, criando canteiros de formas orgânicas associados a bancos sinuosos.
+ Exposição evidencia pluralidade da obra de Rubens Gerchman
4- Fruto de um trabalho multidisciplinar liderado por Lota de Macedo Soares, o Parque do Flamengo foi um dos primeiros com linhas modernas no Brasil. Burle Marx desenhou um jardim urbano que servisse como área de lazer e entretenimento.
5- Projeto em grafite e guache sobre cartão do grande painel colorido feito pelo artista para a Escola Municipal Edmundo Bittencourt, que integra o icônico Conjunto Residencial Mendes de Moraes, o Pedregulho, em São Cristóvão.
Museu de Arte Moderna. Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo. → Qui. a sáb. e fer. 10h/18h; dom. 11h/18h. Grátis a R$ 20,00 (contribuição sugerida). Ingressos pelo https://www.mam.rio/ingressos. De 27 de janeiro a 26 de maio.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui