Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Aniversário de 95 anos de Ariano Suassuna é comemorado com atrações no CCBB

Em paralelo à exposição Movimento Armorial 50 Anos, o espaço cultural recebe cinco shows e cinco bate-papos, todos gratuitos

Por Kamille Viola
31 Maio 2022, 18h13 • Atualizado em 1 jun 2022, 12h33
Os cinco integrantes do Quinteto da Paraíba em lugar com chão e teto branco. Da direita pra esquerda: Ronedilk Dantas (1º violino), Ulisses Silva (viola), Nilson Galvão (violoncelo), Xisto Medeiros (contrabaixo) e Anderson Carvalho (2º violino).
Quinteto da Paraíba: evento faz parte das homenagens a Ariano Suassuna - (./Divulgação)
Continua após publicidade
  • Em comemoração pelos 50 anos do Movimento Armorial e pelos 95 anos de seu fundador, Ariano Suassuna (1927-2014), em junho, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) recebe dez encontros em paralelo à mostra que está em cartaz no espaço, desta quarta (1) a 13 de junho. São apresentações musicais e cinco bate-papos, todos gratuitos, que giram em torno da vertente artística.

    + Futuro presente: tema inspira ciclo de palestras, oficinas e shows no CCBB

    Com curadoria de Regina Rosa de Godoy, coordenadora do evento, a série Música Armorial traz apresentações de  Rosa Armorial, nesta quarta (1); Quarteto de Cordas da Universidade Federal Fluminense (UFF), nesta quinta (2); Duo Ana de Oliveira e Sergio Raz, na sexta (3) e Quinteto da Paraíba no dia 11 de junho, todos no Teatro II, às 19h, e o show Música Antiga da UFF, dia 12 de junho, no Teatro I, às 18h.

    Siga
    Compartilhe essa matéria via:

    O artista plástico Manuel Dantas Suassuna, filho de Ariano, apresenta no dia 8 de junho, no Teatro I, a Aula Espetaculosa — do Mendigo ao Pintor, na qual conta com a presença da cantora e compositora Isaar França, que participou das famosas aulas-espetáculo de Ariano Suassuna.

    Continua após a publicidade

    + Quartas de junho: Orquestra Imperial comemora 20 anos no palco do Manouche

    Já as conversas sobre arte armorial têm curadoria do poeta e professor Carlos Newton Júnior e acontecem no auditório do 3º andar. No dia 9 de junho, é a vez da primeira conversa, sobre música, com Daniel Bitter, músico, professor e pesquisador do Departamento de Antropologia da UFF, e Isaar França. No dia 10, um bate-papo sobre artes visuais reúne o poeta e ensaísta Alexei Bueno e a historiadora da arte Anna Paola Baptista, atual diretora dos Museus Castro Maya/Ibram.

    + Museus do Pontal e Bispo do Rosário lançam exposição em parceria

    Continua após a publicidade

    Dia 11, o escritor e dramaturgo Bráulio Tavares e o poeta e crítico literário Cláudio Neves falam de literatura. No dia 12, a professora e pesquisadora Ligia Vassallo e a atriz e diretora Inez Viana comandam uma conversa sobre teatro.

    + Jardim Botânico do Rio recebe programação dedicada à Mata Atlântica

    O último bate-papo, no dia 13, sobre dança, reúne a bailarina e coreógrafa Maria Paula Costa Rêgo, que fundou com Ariano Suassuna o Grupo Grial, além de ter assinado coreografias de vários números de dança apresentados em suas aulas-espetáculo, e o brincante e bailarino popular Pedro Salustiano, que também participou de aulas-espetáculos do fundador do movimento.

    Continua após a publicidade

    + Harley-Davidson, Royal Enfield e outras atrações do Salão Moto Brasil 2022

    Surgido em 1970, o movimento armorial buscava a valorização das artes populares, sobretudo as nordestinas. Idealizada por Ariano Suassuna, paraibano radicado em Pernambuco, essa vertente envolveu diversas expressões, como a literatura, a música, a dança, o teatro, as artes plásticas, a arquitetura e o cinema.

    + Musical Quero Vê-la Sorrir celebra mais de 50 anos de carreira de Sidney Magal

    Continua após a publicidade

    As cinco décadas dessa efervescência são celebradas na exposição Movimento Armorial 50 Anos, em cartaz no CCBB (Rua Primeiro de Março, 66, Centro) e na programação paralela. A entrada para os shows e para as conversas é gratuita, mas é preciso retirar o ingresso antecipadamente pelo https://www.eventim.com.br, ou no dia do evento, na bilheteria do teatro.

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de 32,90/mês