Boulevard Olímpico recebe série de atividades gratuitas
Projeto reúne atividades culturais e de inclusão, como apresentações musicais e passeio às cegas
Desta segunda (4) a domingo (10), das 9h às 17h, uma série de atividades gratuitas culturais e de inclusão acontecerão no Boulevard Olímpico, em frente ao AquaRio. A programação faz parte da ação Plataforma Educativa e terá oficinas de educação ambiental, apresentação musical, vídeo em realidade virtual, além de contação de histórias indígenas, vôlei sentado e passeio às cegas.
Neste feriado (7), o destaque da programação é a Orquestra de Câmara da Rocinha, que fará apresentação às 11h. A banda promete uma releitura de clássicos da música popular brasileira, como Cidade Maravilhosa, Juízo Final, Saudades da Guanabara e Assum Preto. Confira a programação completa:
Tarô Ambiental
A atividade passa de forma lúdica conceitos de preservação do meio ambiente. A cada rodada é tirada uma carta que traz um tema de discussão. De segunda (4) a domingo (10), das 9h às 17h.
EnTenda o Lixo
Conversa sobre questões relacionadas ao lixo marinho, apresentação dos tipos mais comuns de resíduos encontrados nas praias e oceanos, possíveis origens e ações necessárias para a mitigação e solução do problema. De segunda (4) a domingo (10), das 9h às 17h.
A Mata é a Nossa Casa
Exibições individuais com o uso de celulares acoplados a óculos 3D do videoclipe da música “Casa”, feito em 360º e realidade virtual, do cantor e produtor musical Emicida. No clipe, um motorista preso no engarrafamento passa a imaginar como seria o mundo se o planejamento realizado para as grandes cidades levasse em conta o meio ambiente. De segunda (4) a domingo (10), das 9h às 17h.
Orquestra de Câmara da Rocinha
Apresentação do Núcleo de Orquestra dos alunos da Escola de Música da Rocinha sob a regência do maestro Rodrigo Belchior. Com arranjos do músico instrumentista Leandro Braga, o repertório traz uma releitura de clássicos da música popular brasileira como Cidade Maravilhosa, Juízo Final, Saudades da Guanabara e Assum Preto. Quinta (7), 11h.
Maquete Dinâmica da Mata Atlântica
A maquete simula o percurso de um rio em região de topografia montanhosa, que ao perder suas matas ciliares de encosta e de topo de morro, fica com seu solo desprotegido e sujeito à intensa degradação, principalmente pela erosão causada pelas chuvas. De sexta (8) a domingo (10), das 9h às 17h.
Plantio de Hortaliças
Oficina aborda a importância e facilidade de produzir hortaliças em casa, despertando a consciência para alimentação saudável. Também mostra como sobras de alimentos podem virar adubo orgânico através de uma compostagem caseira. De sexta (8) a domingo (10), das 9h às 17h.
Minhocário
Oficina de compostagem em que os participantes aprenderão como criar minhocas em casa para transformar restos e cascas de alimentos em um excelente adubo para as plantas. Sábado (09) e domingo (10), das 9h às 17h.
Histórias indígenas
Contação de histórias tradicionais indígenas relacionadas à programação da exposição “Dja Guata Porã – Rio de Janeiro Indígena” do Museu de Arte do Rio – MAR.
Árvore gosta de você – Mpó tl’amatl’i dieh
Encontro para ouvir e contar histórias, cantar e brincar em celebração e agradecimento à natureza. Com o contador de histórias Dauá Puri. Quinta (08), 10h e domingo (10), 15h.
Os Segredos da Índia Poti
Apresentação de mitos, lendas e causos do universo indígena como: “Os Segredos da Índia Poti”, “O Retorno da Arara Amarela”, “Cumade Fulozinha” (história adaptada do povo Potiguara), “O casamento de Nhamandu e Jaci”, ” Curupira” e “Dona Onça”, entre outras. Sexta (08), 15h e domingo (10), às 10h.
Vôlei adaptado e passeio às cegas
Partida de vôlei adaptado sentado com alunos do Instituto Superar. No passeio às cegas, o público será conduzido pelos instrutores e poderá vivenciar um passeio de olhos vendados. Sábado (09), 10h.