Chá revelação vira moda para revelar o sexo do bebê

A festa, que traz brincadeiras temáticas, pode custar até 10 000 reais. Pais e mães descobrem se é menino ou menina junto com os convidados

Por Daniela Pessoa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jul 2018, 08h01 - Publicado em 20 jul 2018, 08h00
phillipe coutinho - bebê - chá revelação
O jogador Philippe Coutinho com a mulher, Aine, e a filha, Maria: nem eles sabiam o sexo do bebê (Marcio Xavier / Era Uma Vez/Divulgação)
Continua após publicidade

A resposta que todo mundo quer saber vem sendo anunciada de um jeito diferente por futuros papais e mamães: com festa. Foi assim, no último sábado, dia 14, que o jogador da seleção brasileira Philippe Coutinho e a mulher, Aine, descobriram, junto com familiares e amigos mais próximos, o sexo do seu bebê. Pais de Maria, de 2 anos, eles esperam a chegada da pequena Esmeralda. Conhecido como chá revelação, o evento foi organizado na casa do casal, na Barra, com decoração em rosa e azul — afinal, eis a graça da coisa, nem os próprios pais sabiam o resultado do exame.

quadro de apostas chá revelação
(Marcio Xavier / Era Uma Vez Filmes/Divulgação)

Logo na entrada, os convidados deixavam sua aposta em um quadro-negro. Em seguida, eram divididos em dois times para participar de brincadeiras. Houve arremesso de chupeta, cabra-cega de Danoninho — vendadas, as mulheres precisavam dar iogurte na boca dos homens, que em outro momento também disputaram quem tomava cerveja mais rápido na mamadeira — e outros desafios. O da fralda foi um estouro: os participantes tinham de adivinhar quais substâncias imitavam o cocô do neném, como a mistura de Nutella com azeite. “Carioca gosta de farra, por isso os chás revelação estão fazendo sucesso”, acredita a cerimonialista Lorena Duque, responsável pela festa, promovida por valores a partir de 3 000 reais. “Mas já fiz chá de 10 000 reais. O céu é o limite”, conta.

Isis Valverde, Sheron Menezzes, Sabrina Sato, Mayra Cardi e Wesley Safadão também aderiram à tendência. Até há pouco tempo, o bolo era a principal forma de comunicar o sexo do bebê — quando cortado, o interior, azul ou rosa, logo encerrava o mistério. Hoje, há inúmeras formas de fazer o anúncio. Uma chuva de papel rosa picado tomou o quintal de Philippe Coutinho depois que ele e a esposa estouraram um lança-confetes na mesma cor.

chá revelação Phillipe Coutinho
O jogador Philippe Coutinho com a mulher, Aine: hora da descoberta (Marcio Xavier / Era Uma Vez Filmes/Divulgação)
Continua após a publicidade

A publicitária Monique Leite preferiu o lança-fumaça, mas não dispensou também o tradicional truque do bolo com recheio revelador. Monique e o marido, o advogado Ricardo Leite, deram uma festa para trinta pessoas, ao ar livre, no Iate Clube Jardim Guanabara, na Ilha do Governador, bairro onde moram. A senha do exame que indicava se o neném era “ele” ou “ela” foi entregue direto à cerimonialista. “Nós já temos dois meninos, gêmeos, de 5 anos. Quando vi a fumaça rosa subindo, não sabia se ria ou se chorava de alegria”, conta a mãe de Antônia, que veio ao mundo em março, após ser brindada com muito champanhe em seu chá revelação. “Um dos nossos filhos queria outro irmão e não conseguiu esconder a carinha de decepção na hora H. Foi muito engraçado. Temos tudo gravado”, diverte-se Monique, que inclusive abriu mão do chá de bebê mais adiante.

chá revelação Monique Leite
O casal Monique e Ricardo Leite: bolo rosa para anunciar a chegada de uma menina (Karin Schaly/Divulgação)

Importado dos Estados Unidos, onde é chamado de announcement baby shower, ou simplesmente gender reveal, o chá revelação tem na surpresa e na espontaneidade o segredo do seu sucesso. Em 2016, o americano Julio Pena, de Nova York, pai de quatro meninas, virou até notícia de jornal quando desmaiou ao saber que seria pai de um garoto. O vídeo de sua queda já teve mais de 2,6 milhões de visualizações no YouTube. Ao cortar o bolo e ver o creme azul que recheava a massa, ele não se aguentou e quase levou ao chão a mesa de doces, enquanto convidados gritavam “é um menino!”.

Continua após a publicidade

O modismo foi tão bem acolhido por aqui que já existem diversos kits temáticos à venda em sites e em casas de festa na cidade. No e-commerce Festa Box, a faixa decorativa “Menino ou Menina” sai a 23,90 reais. No endereço virtual das Lojas Americanas, o lança-confetes azul ou rosa custa 19 reais. A decoradora de festas Georgia Bianka, que já armou celebrações para Ivete Sangalo e Juliana Paes, oferece ainda o aluguel de duas estruturas: uma caixa que, ao ser aberta, libera balões de gás hélio nas cores rosa ou azul, e um armário que, preenchido com roupinhas de uma cor ou outra, mata a charada ao ser aberto diante dos convidados. Não é fofo?

dicas chá revelação
(VEJA RIO/Veja Rio)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.