Confira 30 atrações gratuitas para curtir este fim de semana

Um guia com programas para se divertir sem gastar dinheiro, com espetáculos, exposições, eventos e outras atrações

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
29 jun 2018, 19h20

In Orbit

(Vicente de Mello/Divulgação)

Dono de um hobby curioso, o fotógrafo Vicente de Mello sempre recolheu pedrinhas durante suas muitas viagens pelo mundo. Reunidas em cenários oníricos, lembrando asteroides no espaço, as pequenas rochas são representadas nos nove fotogramas da mostra In Orbit. As obras da série Lápidus foram realizadas sem câmera nem negativo: as imagens surgem do contato dos objetos com a superfície do papel fotográfico. Montada na LURIXS: Arte Contem­porânea, a exposição conta ainda com uma amostra da coleção de pedras de Mello, acumulada nos últimos 35 anos. A propósito: outras de suas criações feitas usando o mesmo processo podem ser vistas em Mo­nolux, individual no Museu de Arte Moderna, prorrogada até 1º de julho. 

LURIXS: Arte Contem­porânea. Rua Dias Ferreira, 214, Leblon. Segunda a sexta, 12h às 20h; sábado, 12h às 16h. Grátis. Até 24 de julho.

Corpo e Construção

Ivens Machado

Para incentivar os pequenos a completarem o álbum da Copa, o Fashion Mall inaugura, no primeiro piso, um espaço dedicado para as trocas. O acesso é gratuito e dedicado a crianças e adultos de todas idades.

O ponto de encontro estará aberto diariamente, de acordo com o horário de funcionamento do shopping: segunda a sábado, de 10h às 22h, e domingos e feriados de 15h às 21h.

Fashion Mall – Segunda a sábado, de 10h às 22h, e domingos e feriados de 15h às 21h. Piso L1. Entrada gratuita.

Cartas

Américo

A baiana Mabel Velloso, 84 anos, é escritora e tem dezenas de títulos publicados. A atenção das pessoas, em geral capturada por seus irmãos Maria Bethânia e Caetano Veloso, desta vez se volta para ela, ou melhor, para sua obra, nesta videoinstalação montada no Oi Futuro. Vêm do livro Cartas de Dor, Cartas de Alforria (Oiti, 2004) os textos lidos por nomes como o poeta e imortal da ABL Antonio Cícero (na foto), o poeta Jorge Salomão e a coreógrafa Márcia Milhazes. Ao longo da sessão, o visitante acomoda-se em almofadas e acompanha histórias de amores e dissabores, ora amargas, ora espirituosas, exibidas em três telões.

Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 27 de junho.

Sobrevoo

Marcos Amaro_Divulgação
(Marcos Amaro/Divulgação)

O artista multimídia Marcos Amaro, um apaixonado por aviação, apresenta vinte obras de médias e grandes dimensões na individual Sobrevoo. Ele criou esculturas e assemblages (colagens com objetos e materiais tridimensionais) usando partes da fuselagem e outras peças de aviões. Segundo o curador da exposição, Ricardo Resende, Amaro é conhecido por reinventar objetos. Além dos pedaços de aeronaves, como pneus, turbinas e asas, tecidos surgem entre os espaços, formando um ambiente curioso. O curador também destaca a presença da paixão e da morte nas criações. “Amaro dá sobrevida com afeto a essas máquinas agora inúteis, que foram voadoras algum dia”, pontua Ricardo Resende. 

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 24 de junho.

Sergio Larrain: um Retângulo na Mão

sergio-larrain_reproduc3a7c3a3o
(Sergio Larrain/Divulgação)

Durante uma viagem por Europa e Oriente Médio, o chileno Sergio Larrain (1931-2012) decidiu abandonar a faculdade de engenharia ambiental e atuar como fotógrafo freelancer. O primeiro trabalho mais consistente, na revista carioca O Cruzeiro Internacional, aguçou seu interesse pelo fotojornalismo e pavimentou o caminho para que se tornasse membro da prestigiada agência Magnum. O começo da carreira, as viagens internacionais e o olhar amadurecido de volta à terra natal são alguns temas abordados em Sergio Larrain: um Retângulo na Mão, retrospectiva que já correu o mundo. Curiosidade: sua obra inspirou o trabalho dos escritores Julio Cortázar e Pablo Neruda. 

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 9 de setembro.

Chutes Inesquecíveis

analivia-cordeiro_divulgac3a7c3a3o
(Analivia Cordeiro/Divulgação)

Em sua primeira exposição no Rio, a artista paulistana Analívia Cordeiro leva ao Museu de Arte Moderna Chutes Inesquecíveis. A mostra reúne desenhos e esculturas desenvolvidos com base na captação virtual de três chutes históricos: um voleio (inspiração para Materialização do Olhar II, na foto) e uma bicicleta realizados por Pelé em 1968 e o golpe yokogueri kekome, executado pelo mestre das artes marciais — e estrela do cinema — Bruce Lee em 1960. 

MAM. Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo. Terça a sexta, 12h às 18h; sábado e domingo, 11h às 18h. Grátis. Até 22 de julho.

CCBB – Disruptiva

Shrink

Com o propósito de apresentar tecnologias que proporcionam inusitadas experiências sensoriais, a mostra Disruptiva, braço do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File), pretende conduzir o visitante a uma  jornada em que ele se transforme em parte das obras em exibição. O acervo trará um espelho capaz de fundir duas pessoas, combinando o corpo de uma e o rosto de outra, e mais vivências de realidade virtual e interatividade. As três atrações a seguir são dicas dos curadores da exposição, Paula Perissinotto e Ricardo Barreto. Acesse para mais informações.

Museu Histórico Nacional

Museu Histórico Nacional
(Museu Histórico Nacional/Divulgação)

Oficial da Marinha e pintor, o italiano Edoardo De Martino (1836-1912) viveu no Brasil entre 1868 e 1875. Por aqui, foi convidado pelo imperador dom Pedro II a documentar a Guerra do Paraguai, trabalho que o projetou como autor de impecáveis marinhas e retratos detalhistas de embarcações das Forças Armadas. Há mais de dez anos longe da vista do público, parte desse acervo é reunida na exposição Paisagens da Guerra — A Pintura de E. De Martino, em cartaz a partir de quinta (15) no Museu Histórico Nacional. A seleção inclui Naus e Fragatas Inglesas no Ancoradouro (foto).

Museu Histórico Nacional. Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro. Terça a sexta, 10h às 17h30; sábado e domingo, 13h às 17h. R$ 10,00. Grátis aos domingos. Até 29 de junho. 

TRIO Bienal — Bienal Tridimensional
Cidade das Artes Bienal Digital
(Arno Beck/Divulgação)

Na segunda edição, a TRIO Bienal — Bienal Tridimensional Internacional do Rio de Janeiro reúne 65 artistas, brasileiros e estrangeiros, para discutir questões urgentes da sociedade. Sob a temática Vestir o Mundo!, o curador Alexandre Murucci convidou nomes como Tunga e Nelson Leirner a apresentar obras que abordem a relação do homem com o planeta (parte das criações também ocupa o arboreto do Jardim Botânico).

Cidade das Artes. Avenida das Américas, 5300, Barra. Terça a domingo, 10h às 18h. Grátis.

Pet Park

image003 (1)
(Divulgação/Divulgação)

Com 300m² de muito entretenimento, o playground canino do Recreio Shopping fica aberto a todo público, durante o funcionamento do shopping, com entrada gratuita. Com obstáculos de madeira, rampa, túneis, bastões e traves com barras, o espaço tem ainda uma casinha gigante para completar a brincadeira.

Recreio Shopping – Avenida das Américas, 19.019, Recreio dos Bandeirantes. Grátis.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.