De Spike Lee a Bruce Dickinson, dez atrações da Rio Innovation Week
O maior evento de inovação e tecnologia da América Latina acontece entre os dias 8 e 11 de novembro no Pier Mauá
Entre os dias 8 e 11 de novembro, o Rio Innovation Week retorna para uma nova edição e vai ocupar o Píer Mauá, na Zona Portuária. Considerado o maior evento de inovação e tecnologia da América Latina, o RIW contará com mais de 700 palestrantes, cerca de 200 empresas expositoras, 2.000 startups, e debates sobre o futuro de vários segmentos que movem a economia.
+ Maior exposição de carros antigos do Rio apresenta 100 modelos inéditos
Confira dez atrações imperdíveis do evento:
1) Grandes palestrantes: Nomes de peso realizarão palestras durante o evento. Um deles será premiado produtor, roteirista, diretor e ator de cinema Spike Lee, reconhecido por abordar a temática racial em suas produções, como os filmes Faça a Coisa Certa (1989), Malcon X (1992) e Infiltrado na Klan (2018). No dia 11, ele apresenta sua palestra “O poder da criatividade”, às 14h, na Plenária RIW. Outra estrela que marca presença é o músico Bruce Dickinson, vocalista da banda de metal Iron Maiden. Além da carreira na música Dickinson também é piloto e capitão de companhia aérea, empresário da aviação, cervejeiro, podcaster, roteirista de cinema, autor bestseller do New York Times Top 10, apresentador de rádio, ator de TV, comentarista esportivo, esgrimista internacional e investidor. Sua agitada trajetória será compartilhada durante a palestra “De estrela do rock à empresário de sucesso”, que acontece no dia 8, às 15h, na Plenária RIW. Steve Forbes, presidente e editor da publicação Forbes; Steve Blank, empreendedor do Vale do Silício; e Aaron Ross, autor do livro Receita Previsível, são outros palestrantes de destaque.
2) Music Forward: Com curadoria da Tecla Music, o espaço Music Forward estreia nesta edição como uma área totalmente dedicada ao mercado da música e suas inovações. Um dos destaques na programação será a participação da ex-BBB e cantora Juliette, que coleciona mais de 54,9 milhões de seguidores nas redes sociais. Seu primeiro trabalho como cantora foi lançado em setembro de 2021, o EP Diferença Mara. De lá para cá ela também lançou o projeto Live Sessions, com versões acústicas de suas canções e covers, e soma parcerias com nomes como Alok, Claudia Leite, Lucy Alves, Luis Fonsi, Lunay e Leny Tavárez. A cantora sobe ao palco do evento no dia 8, às 20h15, para um talk show sobre “Fenômeno na música: do BBB aos milhões de streaming, fandom e sucesso comercial”.
3) HealthTech: O espaço, que tem curadoria da Associação Brasileira de Startups de Saúde (ABSS) e parceria do Senac RJ, terá mesas redondas, debates e painéis no palco Saúde Digital, para mostrar as novidades do mercado de saúde e incentivar novas conexões entre diferentes players. Entre os palestrantes, estão a pneumologista e pesquisadora da Fiocruz Margareth Dalcolmo, a ex-atleta olímpica de Ginástica Artística Daniele Hypólito, a diretora de inovação e ciência do Ministério da Saúde Alessandra Siqueira, o médico da delegação Olímpica Thiago Chalub, entre muitos outros.
4) Ciência: Criada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, A Vila da Ciência MCTI apresentará ações e projetos ligados ao ministério que envolvem tudo o que há de mais moderno no desenvolvimento da ciência e tecnologia que pode gerar conhecimentos e benefícios aos brasileiros. Temas como inteligência artificial, tecnologias 4.0, construção de foguetes, biotecnologia, energia renovável, entre muitos outros serão abordados no espaço.
+ Babilônia Hype, Balzak40 e outras feiras para curtir no fim de semana
5) Game Season: Os amantes de jogos terão diversas atrações para curtir no espaço, como uma competição do jogo eletrônico Free Fire, transmitida em tempo real. O palco será 3D, com uma temática imersiva inspirada nos grandes campeonatos. O Game Season também terá um espaço para e-sports, trazendo palestras de especialistas do mercado esportivo. Haverá ainda tokens não fungíveis (NFTs) que desbloquearão experiências futuras exclusivas aos participantes.
6) Robô gigante: Desta vez, o evento traz não só um robô de 3 metros de altura, como dois robozões para interagir e dançar com os visitantes. Acredite se quiser: o sucesso do robozão já rendeu a ele mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais.
+ A preços populares, Festival Madureira invade a quadra da Império Serrano
7) Farani Stage. Embaixadora do RIW, a empresária Camila Farani estreia um palco exclusivo, no formato talk show, onde ela conversará com grandes investidores e empreendedores. Estão entre os convidados: Nizan Guanaes, CEO da N Ideias; Bianca Andrade, youtuber, influenciadora e empresária, dona da marca Boca Rosa; Luana Genot, diretora executiva do Instituto Identidades do Brasil; e Joyce Trindade, Secretária Municipal de Políticas e Promoção da Mulher da Prefeitura do Rio de Janeiro.
8) Estrelas do esporte: Primeira medalhista olímpica feminina da ginástica artística brasileira, a atleta Rebeca Andrade participa de um Talk Show no dia 10, às 16h15. Haverá também no dia 9, às 12h15, uma palestra com o multimedalhista olímpico da canoagem brasileira Isaquias Queiroz, intitulada “O poder da superação”.
+ É de graça: os melhores programas sem pagar nada no fim de semana
9) RIW POP Tech: A área terá experimentações que unem arte, cultura, inovação e tecnologia, por meio de vivências múltiplas e reveladoras inspiradas no Cais do Porto do Rio. Um dos maiores destaques da arte contemporânea brasileira desde a década de 1960, Carlos Vergara estará presente no espaço com a mostra inédita no Brasil NFT Olhar 2022. A exposição traz 20 jovens expoentes da arte brasileira, como Tadáskía, Mariana Maia, Rona, Calvet, Coletivo Coletores, Agrade Camíz, Nil Caniné, Diambe, Fessal, Vini Fabretti, Adriano Motta, Cadu, Mulambö, Lynn Cout, Xadalu, Maritza Caneca e Alexandre Rangel, entre outros.
10) Exposição de realidade aumentada: Quem não tiver um ingresso para o evento ainda assim poderá ver uma das atrações do RIW. Ao longo da Praça Mauá, serão distribuídas 22 experiências de realidade aumentada para o grande público, como um forma de democratização da arte e da cultura.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui