Exposição revela belas imagens da região das Ilhas Cagarras

Organizada pelo Projeto Ilhas do Rio, mostra reúne 15 fotografias do local, considerado um “Ponto de Esperança” no mundo

Por Luiza_Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 12 out 2022, 14h53 - Publicado em 12 out 2022, 14h52
Foto mostra dois golfinhos saltando no mar
Nova mostra: ao contrário de outras exposições, que ressaltavam a importância da biodiversidade das ilhas, a mostra destaca a beleza do cenário (Liliane Lodi/Divulgação)
Continua após publicidade

Considerado um dos “Hope Spots” (Pontos de Esperança) do mundo pela renomada instituição global Mission Blue, ou seja, um local cientificamente estratégico para a saúde do oceano devido a sua biodiversidade, o Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MONA Cagarras) e suas águas de entorno são o tema de uma nova exposição. Nomeada Cores e Formas de Esperança, a mostra reúne 15 imagens de cinco diferentes fotógrafos e está em cartaz no salão do Forte de Copacabana até o dia 23 de outubro.

+ Museu Histórico Nacional comemora 100 anos com programação cultural

Organizada pelo projeto Ilhas do Rio, que há 10 anos atua no MONA Cagarras e já registrou mais de 650 espécies locais de animais e plantas, incluindo algumas raras, endêmicas e inéditas para a ciência, a exposição destaca a beleza cênica da região. São imagens que mostram a variedade de cores, formas, luzes e texturas encontradas nas ilhas e nas águas do entorno, que vão desde as praias da Zona Sul, como Leblon e Copacabana, até a entrada da Baía de Guanabara, incluindo a Ilha de Cotunduba e Praia Vermelha.

Todas as 15 imagens foram clicadas por profissionais que frequentam a região há anos e possuem uma relação íntima com o lugar. São expostos flagrantes como o salto de um golfinho, feito pela pesquisadora Liliane Lodi, ou o close de uma estrela do mar, registrado pelo olhar atento do premiado fotógrafo subaquático Áthila Bertoncini.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Um momento único de aves voando sob o céu alaranjado capturado pelo biólogo Fernando Moraes, a beleza das montanhas do Rio vista por entre as ondas pelo olhar do surfista e fotógrafo João Ricardo Januzzi e o encontro no mar com uma tartaruga, com o Pão de Açúcar como pano de fundo, fotografado pelo jornalista Caio Salles, são outros cliques que o visitante pode apreciar.

A exposição faz parte das ações do Projeto Ilhas do Rio, realizado pelo Instituto Mar Adentro e sob curadoria técnica do WWF-Brasil, para sensibilizar a sociedade sobre a importância das Ilhas Cagarras e do litoral do Rio. A mostra conta também com apoio do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana e do estúdio Arte Photo.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Salão/Forte de Copacabana. Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6. Todos os dias, 10h/18h. Entrada para o Forte de Copacabana: R$ 6,00 (inteira), R$ 3,00 (meia). Até 23 de outubro.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.