Continua após publicidade

Exposição reúne cartazes turísticos do Rio desde 1910

Mostra reúne 40 cartazes que retratam como a cidade era apresentada aos turistas como destino de viagem

Por Redação VEJA RIO
Atualizado em 5 dez 2016, 11h40 - Publicado em 16 nov 2015, 18h41

Já parou para pensar qual impressão os estrangeiros têm do Rio quando decidem vir para cá? E como foi construída a imagem de Cidade Maravilhosa no exterior? A partir desta terça (17), os cariocas poderão entender melhor sobre estes assuntos no Museu Histórico Nacional, ao visitar a exposição Rio de Janeiro como Destino – Cartazes de viagem, 1910-1970 Coleção Berardo. A mostra, que fica em cartaz até o dia 17 de janeiro de 2016, traz 40 cartazes turísticos que mostram como os atrativos do Rio eram vendidos pelas companhias marítimas e aéreas ao longo do século XX, fazendo com que a cidade funcionasse como a porta de entrada da América Latina para os viajantes que vinham da Europa e dos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

+ Confira outras mostras em cartaz na cidade

A coleção, que levou 40 anos para ser reunida, conta com cartazes encontrados em cidades como Paris, Londres e Nova York. Para conquistar cada vez mais novos turistas, as companhias de viagem contratavam artistas que pintavam as paisagens paradisíacas em cartazes convidativos, divulgados mundo afora.

A abertura da exposição é marcada ainda pelo seminário História, Viagem e Turismo, nesta segunda (16) e terça (17), com a presença de especialistas como o escritor Ruy Castro e Alastair Duncan, autor de mais de 30 livros sobre Art Nouveau e Art Déco.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.