Novidades nas galerias: de arte indígena a telas com jogo de luz e sombra
Fernando Lindote, Detanico Lain e Rede Katahirine inauguram mostras individuais e coletivas na cidade

Organizada pela Rede Katahirine, que busca visibilizar a produção audiovisual indígena feminina no Brasil e América Latina, Fio Por Fio Até o Infinito do Mundo apresenta uma vídeo instalação sobre a temática ambiental, além de filmes e interferências nas janelas da galeria, espaço independente no Centro. Abapirá. Rua do Mercado, 45, Centro. Qua. a sáb., 12h/17h. Grátis. Até 23 de agosto.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
+ Geometria da cor: Renata Tassinari apresenta série com espelhos no CCBB

Angela Detanico e Rafael Lain colaboram desde 1996, sob o codinome Detanico Lain. Eles exibem cinco séries sobre tempo, memória e infinito em Ano Luz. Uma delas, O Dia Mais Curto, O Dia Mais Longo, traz quadros sobre os solstícios de verão e inverno em Porto Alegre, que brincam com luz e sombra. Silvia Cintra + Box4. Rua das Acácias, 104, Gávea. Seg. a sex., 10h/19h. Sáb., mediante agendamento. Grátis. Até 1 de agosto.

Florestas, jardins, vasos e flores ganham novo sentido nas mãos de Fernando Lindote, que abre Quimera, com doze obras recentes, na quarta (16). Para além das paisagens como elemento cênico, ele discorre sobre a natureza da pintura a partir da experimentação de diferentes materiais, estilos e escalas. Anita Schwartz Galeria de Arte. Rua José Macedo Soares, 30, Gávea. Seg. a sex., 10h/19h. Sáb., 12h/18h. Grátis. Até 23 de agosto.