As imagens abstratas de Geraldo de Barros

Mostra no Instituto Moreira Salles reúne mais de 300 obras do artista

Por Rafael Teixeira
Atualizado em 5 dez 2016, 12h36 - Publicado em 8 nov 2014, 00h00
Exposição no IMS
Exposição no IMS ( Reprodução/)
Continua após publicidade

 AVALIAÇÃO ✪✪✪

Embora tenha começado sua carreira pela pintura figurativa, este inventivo artista rapidamente se interessou por um universo distinto: a fotografia abstrata. Essa é a faceta apresentada em Geraldo de Barros e a Fotografia, alentada mostra no Instituto Moreira Salles, com mais de 300 obras. Há uma extensa seleção de imagens dedicadas à série Fotoformas, que abasteceu uma exposição realizada por Barros (1923-1998) na primeira sede do Masp, em 1951. São trabalhos que enfatizam geometrismos, figuras borradas e fotos realizadas a partir de negativos submetidos a intervenções e manipulações variadas. Produzida em seus últimos anos de vida, a série Sobras tem exibidas suas 268 colagens de pequenos negativos sobre vidro, setenta deles com seus correspondentes ampliados na parede. À parte a fotografia, uma das salas reúne atraentes pinturas feitas pelo artista entre as décadas de 60 e 70, quando ele flertou com a pop art.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400 e 3206-2500. → Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas na quinta e na sexta, às 17h. Até 22 de fevereiro de 2015.

Outros ângulos: aproveite a visita para explorar a individual do prestigiado fotógrafo argentino Horacio Coppola, com dezenas de registros de arte sacra feitos em cidades históricas mineiras em 1945.

+ Veja mais sobre as exposições em cartaz na cidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.