Giro nas galerias: três aberturas imperdíveis para visitar na Zona Sul
Ayrson Heráclito apresenta série de 'arte-oferendas'; mostra de Wanda Pimentel é a primeira póstuma; e Gabriela Machado celebra 35 anos de carreira
Baiano de Macaúbas, Ayrson Heráclito convida à contemplação em Oríkì Ìwòran (em iorubá, significa saudar a visão). O artista transforma itens característicos de rituais do candomblé em “arte-oferendas” como forma de expressão. Nos trabalhos, ele ainda representa os elementos da natureza.
Portas Vilaseca. Rua Dona Mariana, 137, Botafogo. Ter. a sex., 11h/19h. Sáb., 11h/17h. Grátis. Até 25 de outubro.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
+ Saúde mental: aumento das taxas de suicídio amplia projetos de prevenção
Primeira mostra de Wanda Pimentel (1943-2019) no Rio desde o seu falecimento, em dezembro de 2019, Percurso em Preto e Branco abrange desenhos datados de 1965 a 1967, fase inicial da sua carreira. A série Animais traz tartarugas, macacos e girafas, entre outros, envoltos em marcações que criam volume e textura.
Carpintaria. Rua Jardim Botânico, 971. Ter. a sex., 10h/19h. Sáb., 10h/18h. Grátis. Até 25 de outubro.
Cinco grandes pinturas e três esculturas compõem Para Seu Olhar, que celebra os 35 anos de trajetória de Gabriela Machado. Com curadoria de Bruna Costa, a atração conjuga grandes telas em cores vibrantes com peças brancas — que remetem aos afrescos da fazenda onde ela passou a infância.
Anita Schwartz Galeria. Rua José Macedo Soares, 30, Gávea. Seg. a sex., 10h/19h. Sáb., 12h/18h. Grátis. Até 11 de outubro.
Acordo pode acelerar indenização às famílias dos jovens mortos por PMs