É grátis! Museu de Arte do Rio celebra o Dia Nacional do Funk
Programação 0800 traz ainda Jazz na sede da Junta Local, no Centro; Bloco Carmelitas nos Arcos da Lapa; Resenha Black Bom no CCBB e arraiás diversos

Al Farabi
O bar, que tem curadoria do historiador Luiz Antonio Simas, apresenta programação de shows gratuita. Na sexta (11), a atração é Nego Álvaro. Sábado (12), é a vez de Tomaz Miranda comandar uma roda de samba. Domingo (13), o grupo Enredos do Meu Samba relembra clássicos dos desfiles.
Rua do Mercado, 31, Centro. Sex. (11), 18h. Sáb. (12) e dom. (13), 14h. Grátis.
Arraiá do Museu do Pontal
O evento terá oficinas de bumba-meu-boi, coco e cavalo marinho, brincadeiras juninas, fogueira, quitutes, quadrilha profissional e do público. No sábado (12), o evento conta com Coroal Coroá (11h15), Mestre Ambrósio – comemorando 30 anos de carreira (passagem de som às 12h30 e show às 19h30), Coco Raízes de Arcoverde com Negadeza e Rala Coco (15h30), Edmilson dos Teclados (17h e 19h), Marcelo Mimoso (18h), além da Quadrilha Forrozão Junino (16h30, entre outras atrações. Às 18h, acontece a abertura da exposição individual do escultor Ratinho, com a presença do artista. Inventor de fantásticos seres de barro, ele nasceu e trabalha no Alto do Moura, em Caruaru (PE). Domingo (13) tem orquestra Caipirando — Alma Carioca de Violas (16h) e Ceiça Moreno e Vitória Rodrigues fazendo o show de encerramento desta edição do arraiá (18h).
Avenida Célia Ribeiro da Silva Mendes, 3300, Barra. Sáb. (12) e dom. (13), 10h/18h. Grátis. Vans gratuitas sairão da estação de metrô Jardim Oceânico (acesso A – Lagoa) e do estacionamento do terminal de ônibus Alvorada, com uma parada no New York City Center (ponto dos condomínios). Basta chegar a um desses locais e procurar pelo orientador de público do museu.
Dia Nacional do Funk no MAR
A programação traz show da cantora Tati Quebra Barraco, que também conversa com a jornalista Michele Miranda, autora do livro Funk Delas — A História Contada pelas Mulheres, que assina a curadoria do evento. A celebração conta ainda com a apresentação do cantor FBC, dono do hit De Kenner, aulão de passinho com Pablinho Fantástico, bate-papo literário com escritores e artistas, DJ Iasmin Turbininha e MC Nem e DJ Duh Povo.
Museu de Arte do Rio (MAR). Praça Mauá, 5, Centro. Sáb. (12), 13h/21h. Grátis.
Ditirambo de São João Xangô Menino, Santo Antônio e São Pedro
A Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades apresenta o cortejo junino, parte de um evento que conta ainda com Boizinho da Lua, Orquestra Uirapuru, Forró de Rabeca, Quadrilha nas Alturas e DJ Malik. A festa conta ainda com barraquinhas com comidas típicas e estandartes juninos a cargo dos moradores da região, simpatias, casamentos, oferendas, fogueira e brincadeiras.
Praça da Harmonia, Gamboa. 13 de julho, 16h. Cortejo: saída da Casa de Mystérios. Rua Pedro Ernesto, 21, Gamboa. Dom. (13), 18h. Grátis.
Feira das Yabás
O evento comandado por Marquinhos de Oswaldo Cruz tem roda com o sambista e convidados, além de barraquinhas com comidas das tias da região, que preparam pratos típicos da gastronomia negra carioca, como feijoada, mocotó, aipim com carne-seca e rabada com agrião, entre outros.
Praça Paulo da Portela, Madureira. Dom. (13), 13h. Grátis.
Festival de Teatro Amir Haddad
Além do teatro, o festival tem espaço para outras manifestações culturais, como a música e a dança. A programação conta com na Casa do Tá Na Rua, no Centro de Teatro do Oprimido e nos Arcos da Lapa, e todas as atrações ao ar livre são gratuitas, enquanto nos espaços culturais há algumas pagas e outras não. Entre os destaques dos eventos grátis, na sexta (11), a programação conta com apresentação do bloco A Banda (20h), dedicado a Chico Buarque, seguido de show de Edmilson dos Teclados (22h) e DJ Giordanna Forte (23h). Já no domingo (13), as atrações são o grupo Nós do Morro (16h30), o Bumba Meu Boi Brilho de Lucas (17h), o Grupo Tá Na Rua (18h) e o Bloco Carmelitas (21h).
Praça Cardeal Câmara (Arcos da Lapa). Programação completa no Instagram @grupotanarua. Até domingo (13). Grátis.
Festival Ecrã
O festival de arte e cinema experimental, que chega à 9ª edição, exibe filmes, games, instalações, artes interativas, performances e videoartes. São 127 obras de 150 artistas de 33 países diferentes, sendo 66 trabalhos brasileiros. Entre os destaques, está a sessão com o curta A Ecologia dos Orixás (2024), de Pedro Aspahan e César Guimarães, e o longa ¡Aoquic Iez in Mexico! ¡Ya México no Existirá Más! (2024), de Annalisa D. Quagliata Blanco, seguida de bate-papo com a equipe de A Ecologia dos Orixás, mediado por Igor Nolasco. A programação completa está no site do evento.
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Qui. (10) a dom. (13), 14h/20h. Grátis. Ingressos pelo site do CCBB. Programação completa pelo site do evento.
Festival Eita! Arraiá
Dos mesmos organizadores do Quintal dos Botecos, o evento chega à segunda edição, com três dias de festa na Praça do Lido, em Copacabana. Entre as atrações, shows de forró, sertanejo, apresentações de quadrilhas, mais de vinte barracas com chope e comidas típicas, espaço pet friendly e área kids.
Praça do Lido, Copacabana. Sex. (11), 16h/22h. Sáb. (12) e dom. (13), 12h/22h (sáb. e dom.). Grátis.
Grandiosa Festa Junina de Santo Antônio dos Abacaxis
Realizada pelo Solar dos Abacaxis, a festa, que chega à quarta edição, irá ocupar a rua do Senado com shows, comidas típicas e atividades para todas as idades. As atrações musicais, com curadoria do cantor e artista visual Novíssimo Edgar, são Negadeza e Rafa Coco, DJ Annette Canivette, DJ Tata Ogan, MC Preta QueenB Rull e o cantor Chico Chico, que conta com as participações especiais de Posada, Jup do Bairro, Thiaguinho Silva e Duda Brack. O evento marca ainda a abertura da exposição coletiva Dengo, Delírio e o Direito de Amar, com trabalhos de nomes como Agrade Camíz, Antônio Tebyriçá, Laryssa Machada, Opavivará, Vulcanica Pokaropa e Yanaki Herrer, entre outros.
Rua do Senado, Centro. Dom. (13), 12h/22h. Grátis.
Jazz da Junta
O evento inaugura a temporada de shows de jazz na sede da Junta Local (o evento é dentro do espaço), todas as sextas de julho. Nesta edição, a atração é a banda Meio Fio, formada por Matheus Frugoli (teclado), Rafael Portella (sax), Zé Farias (bateria), Ellis Silva (baixo) e Eric Dwo (guitarra). A produção avisa que a apresentação começa em ponto.
Sede da Junta Local. Rua do Mercado, 35, Centro. Sex. (11), 20h. Grátis.
Joyce Cândido
Acompanhada pelo violonista Luís Felipe de Lima, a cantora apresenta um show intimista em homenagem a Noel Rosa, com músicas como Conversa de Botequim e outros clássicos do Poeta da Vila.
Shopping Cassino Atlântico. Avenida Atlântica, 4240, Copacabana. Sex. (11), 18h. Grátis.
Junina da Lagoa
Parte do projeto Juninas do Rio, a festa volta a realizar edição na Lagoa, com mais de sessenta expositores, trios de forró pé de serra, quadrilhas profissional e do público, além de brincadeiras.
Parque das Figueiras. Avenida Borges de Medeiros, Lagoa. Sáb. (12) e dom. (13), 11h/22h. Grátis.
Resenha Black Bom
De volta ao CCBB, o Black Bom retorna ao espaço para comandar três horas de música e dança. Recém-reconhecido patrimônio cultural imaterial do Rio, o Passinho do Charme é o foco da Resenha, que começa com um aulão em que instrutores ensaiam com o público as coreografias clássicas do ritmo e, em seguida, todos colocam em prática o que que foi aprendido.
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Sex. (11), 17h/20h. Grátis. Ingressos pelo site do CCBB.
Rio Harp Festival
Em sua vigésima edição, o festival dedicado à harpa apresenta concertos diários, de instrumentistas brasileiros e estrangeiros, passando por diferentes espaços. Neste sábado (12), se apresentam no CCBB os harpistas Kevin Zabadiel, do México (13h); Edith Gasteiger, da Áustria (15h); e Adan Vazquez, da República Dominicana (17h). Domingo (13), é a vez de Jesus Soarez, da Venezuela (13h), e novamente Adan Vazquez (15h).
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Grátis. Ingressos às 9h do dia do evento, pelo site do CCBB ou na bilheteria. Até 31 de julho.
Rivalzinho
O bar vizinho ao Teatro Rival anunciou nova temporada de programação. Nesta sexta (11), a atração é o cantor Fábio Figueiredo, com um repertório que vai do pop rock à MPB, passando por clássicos do rock.
Rua Álvaro Alvim, 33, Centro. Sex. (11), 18h. Grátis.
Roda da Insana
O evento comandado pelo Bloco da Insana conta com os Bloco dos Inconfidentes e mais uma atração convidada a ser anunciada.
Casa Carnaval Rio. Rua do Mercado, 37, Centro. Dom. (13), 10h. Grátis.
Samba D’Ojuara
O cantor Hugo Ojuara comanda show com participações especiais, em evento que conta ainda com DJ set de Baixa Santo Sound System, comidas típicas e espaço kids.
Praça Chaim Weizmann. Rua Farani, s/nº, Botafogo. Sáb. (12), 14h. Grátis.
Vicente Paschoal
Atração do projeto Sextas Instrumentais, o violonista carioca mescla obras próprias e de compositores que o influenciaram, como o suíço Hans Haug (1900-1967) e o mexicano Manuel Maria Ponce (1882-1948).
Espaço Cultural BNDES. Avenida República do Chile, 100, Centro. Sex. (11), 19h. Grátis. Ingressos pelo site do espaço.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui