É grátis! Pretinho da Serrinha vai se apresentar no Parque Madureira
Programação traz ainda a Resenha Black Bom no CCBB, apresentações do Dança em Trânsito no Centro e o Rio Cello Festival, no Catete e em Botafogo
Al Farabi
Com curadoria do historiador Luiz Antonio Simas, o bar começa a programação da semana nesta quinta (7), às 18h, com show do Samba da Sede. Na sexta (8), às 18h, é a vez do Ludic, que mistura música brasileira, jazz contemporâneo e samba. O sábado (9), às 14h, traz o Samba do Peixe, com composições próprias e músicas menos conhecidas de grandes compositores. No domingo (10), às 14h, o projeto Enredos do Meu Samba promove uma roda de conversa sobre o Carnaval, com Vinicius Natal, especialista em memória do samba e da cultura afro-brasileira, e Mauro Cordeiro, pesquisador de culturas afrodiaspóricas com foco no samba e nas escolas de samba. Em seguida, o grupo apresenta sambas-enredo clássicos.
Rua do Mercado, 34, Centro. Qui. (7) e sex. (8), 18h. Sáb. (9) e dom. (10), 14h. Grátis.
Circuito Faz na Praça
Mais uma edição do evento, que ocupa a Praça Saenz Peña com programação cultural. Será exibido o tocante longa Kasa Branca (2024), de Luciano Vidigal, que conta a história de Dé (Big Jaum), Adrianim (Diego Francisco) e Martins (Ramon Francisco), três adolescentes negros que vivem no bairro periférico da Chatuba, em Mesquita (RJ), na Baixada Fluminense. Único responsável por cuidar da casa e da avó, Dona Almerinda (Teca Pereira), em estágio avançado de Alzheimer, Dé recebe a notícia de que ela está na fase terminal da doença. Ele decide, então, aproveitar os últimos dias da vida dela junto aos seus dois melhores amigos. A programação traz ainda show do Samba de Ponta, DJ set do projeto Prainha Discos (Daniel Carioli) e charme e oficina de dança do grupo Salgueiro Black Music.
Praça Saenz Peña, Tijuca. Dom. (10), 14h/22h. Grátis.
Dança em Trânsito
Em sua 23ª edição, o festival de dança itinerante leva espetáculos gratuitos à rotunda do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e à Praça Mauá. No CCBB, nesta quinta (7), a atração é o espetáculo Dual, da companhia espanhola Marcat Dance. Sexta (8), é a vez do solo Siren, da dançarina francesa Ornella Dufay. No sábado (9), os italianos Mateo Mirdita e Riccardo Ciarpella apresentam o dueto Inyou, e o sul-coreano TOB Group mostra Fan Made. Já no domingo (10), na Praça Mauá, a programação começa com Cruzamentos, resultado da residência de intercâmbio entre artistas franceses, brasileiros e africanos; segue com Cansanção, da Reforma Cia de Dança, de Salvador; The Wall, o Lado B do Muro, da Cia Gente, de Macaé; o resultado da residência de criação Brasil e Coreia do Sul; Fora da Curva , de Gabriel Silva, de Belém; Improvisa-te, do angolano Patião Teixeira; e o resultado da residência de criação de Mateo Mirdita e Riccardo Ciarpella.
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Qui. (7) a sáb. (9), 18h30. Grátis. Praça Mauá, em frente ao Museu do Amanhã, Centro. Dom. (10), 15h. Grátis.
Feira Cidadania Carioca
Em sua primeira edição, o evento, realizado pela Secretaria Especial de Cidadania e Família do Município do Rio de Janeiro (Secid), em parceria com o Sesc RJ, terá shows da Orquestra Voadora (17h) e de Pretinho da Serrinha (19h). Além disso, haverá um dia inteiro com atividades para diversas idades, como oficinas de plantio, de artesanato com materiais recicláveis e de consciência corporal para pessoas idosas; jogo da cidadania e civilidade; rap e slam; contação de histórias e mediação de leitura; gincana intergeracional; e a Arena Nerd, com demonstrações sobre ciência, tecnologia e jogos de tabuleiro.
Parque Madureira. Portões 1 e 2. Rua Soares Caldeira, 115. Sáb. (9), 10h/19h. Grátis.
Festival Cine Pindorama – Cinema Indígena Itinerante
Em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 9 de agosto, o evento promove sessões de cinema ao ar livre e rodas de conversa mediadas pela artista Ana Maria Kariri, da etnia Kariri (PB). Serão exibidos curtas, médias e longas-metragens dirigidos por cineastas indígenas ou sobre temáticas ligadas às culturas originárias do Brasil. A programação traz onze filmes, com destaque para os documentários Virou Brasil (2019), dirigido por Pakea, Hajkaramykya, Arakurania, Petua, Arawtyta’ia, Sabiá e Paranya Awá Guajá; Wapté Mnhõnõ – Iniciação do Jovem Xavante, de Divino Tserewahu; e Zawxiperkwer Ka’a – Guardiões da Floresta, de Jocy Guajajara e Milson Guajajara.
Museu Nacional dos Povos Indígenas – Funai. Rua das Palmeiras, 55, Botafogo. Qui. (7) a sáb. (9), 14h30. Grátis. Programação completa neste link.
Festival Tagarela
O festival de literatura performática terá slams (batalhas de poesia), oficinas, debates e performances, entre outras atividades experimentais, em diversas cidades do estado do Rio, até dia 26 de setembro. A abertura acontece nesta sexta (9), com 32 poetas duelando em uma batalha de experimentação da palavra. O encerramento do evento fica a cargo do espetáculo Pe Espejo: uma Rapsódia do Tempo Perdido, do Coletivo Le Fucoh, com performances de Max Medeiros, Jeni Felippe, Tiago Miçanga e artistas convidados. Nascido em 25 de setembro de 2013, no Largo São Francisco de Paula, no Centro, o Tagarela se intitula a primeira comunidade de slam poetry do Rio.
Teatro Carlos Gomes. Praça Tiradentes, s/nº, Centro. Sáb. (9), 10h. Após a batalha, haverá um cortejo pela Praça Tiradentes, nos arredores de onde surgiu o coletivo Tagarela. Grátis.
Ficções
Prestes a estrear nova temporada do espetáculo no Rio, Vera Holtz realiza uma única apresentação gratuita de Ficções. Inspirada no best-seller Sapiens, de Yuval Harari, a peça, dirigida por Rodrigo Portella, propõe uma reflexão sobre o poder das narrativas humanas na construção da sociedade. Em cena com a atriz, o violoncelista Federico Puppi, que assina a trilha e interage com a atriz por meio dos sons do instrumento.
Polo Educacional Sesc. Avenida Ayrton Senna, 5677, Jacarepaguá. Qui. (7), 19h. Grátis. Ingressos na bilheteria uma hora antes da sessão.
Grupo Martelo
Formado pelos percussionistas Danilo Valle, Leonardo Gorosito, Rafael Alberto e Rubén Zúñiga, o grupo instrumental mescla influências do minimalismo, da música brasileira e da experimentação tímbrica, em um misto de música de concerto e popular. O espetáculo Sotaque inclui repertório variado, com composições que incluem Carrossel do Destino, do pernambucano Antonio Nóbrega; Drumming, do americano Steve Reich, nome emblemático do minimalismo e da música modal; e composições próprias, como Correnteza, de Leonardo Gorosito.
Espaço Cultural BNDES. Avenida República do Chile, 100, Centro. Sex. (8), 19h. Grátis. Ingressos pelo site do espaço.
Jazz da Junta
Formada por Matheus Frugoli (teclado), Rafael Portella (sax), Zé Farias (bateria), Ellis Silva (baixo) e Eric Dwo (guitarra), a banda Meio Fio se apresenta às sextas na sede da Junta Local (o evento é dentro do espaço), com direito a convidados.
Sede da Junta Local. Rua do Mercado, 35, Centro. Sex. (8), 20h/23h30. Grátis.
Junta Local
A feira de pequenos produtores locais de gastronomia aporta sábado (9) e domingo (10) no Museu da República.
Museu da República. Rua do Catete, 153. Sáb. (9) e dom. (10), 10h/18h. Grátis.
Resenha Black Bom
Depois de várias edições de sucesso, o Black Bom retorna ao térreo do CCBB para comandar um aulão em que instrutores ensaiam com o público as coreografias clássicas do charme e, em seguida, colocam em prática em um baile. Originado nos bailes de soul e funk nas comunidades do Rio, o charme é reconhecido como patrimônio cultural imaterial do estado desde 2013.
Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Sex. (8), 17h/20h. Grátis. Ingressos na bilheteria e no site do CCBB a partir das 9h do dia do evento.
Rio Cello Festival
Neste sábado (9), o Museu da República recebe a programação Beatles a Tango. As atrações David Chew (cello), Fernanda Canaud (piano) e Juliana Franco (soprano); seguidos pelo Duo Folia, de Nicolas de Souza Barros (violão) e David Chew; e a dupla Blas & Chew, com Blas Rivera (piano e sax) e David Chew. No domingo (10), às 10h, na Igreja Presbiteriana de Botafogo, o Duo Folia e Blas & Chew voltam a apresentar Beatles a Tango; enquanto o Museu da República, às 17h, sedia o espetáculo O Verbo é Ir, com Maria Clara Valle (cello e arranjos), Soraya Ravenle (atriz e cantora) e Claudia Chelque (intérprete de libras).
Museu da República. Auditório. Rua do Catete, 153. Sáb. (9) e dom. (10), 17h. Igreja Presbiteriana de Botafogo. Rua da Passagem, 91. Dom. (10), 10h. Grátis.
Rivalzinho
O bar vizinho ao Teatro Rival voltou com sua programação semanal, com música ao ar livre. Nesta sexta (8), a atração é DJ Galalau, com rock, pop, soul, MPB e outras brasilidades.
Rua Álvaro Alvim, 33, Centro. Sex. (8), 18h. Grátis.
Sons do Brasil
O projeto chega às três últimas apresentações, comandadas pela companhia Ginga Tropical, que reúne música ao vivo e danças para retratar cada região do país. Na sexta (8), às 12h30, o espetáculo celebrará a região Sul, com influência de rabecas e violas da Península Ibérica. Sábado (9), às 16h, é a vez do Centro-Oeste, com o rasqueado do ponteio (técnica de tocar a viola de forma vigorosa) e a sanfona típicos do local. Por fim, no domingo (10), será celebrado o Sudeste, com um passeio por ritmos como o choro, o samba, a bossa nova e a música de concerto de compositores do lugar.
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Sex. (8), 12h30. Sáb. (9) e dom. (10), 16h. Grátis.
Summer Eletro Bloco
Com forte inspiração na coletânea de dance Summer Eletro Hits (que teve a primeira edição em 2005), o bloco interpreta música eletrônica com instrumentos de fanfarra. A noite traz ainda os DJs Alexiz BCX & Bôta, do Rio, e a DJ Aghata, de São Paulo.
Rua Sacadura Cabral, 335/339, Gamboa. Sáb. (9), 22h. Grátis.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui