Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Grátis: chega ao Rio a mostra Êxodos, com fotografias de Sebastião Salgado

Exposição traz série de trinta imagens em preto e branco que retratam deslocamentos de exilados, refugiados e migrantes em geral em diversos países

Por Kamille Viola
5 set 2023, 11h57 • Atualizado em 7 set 2023, 19h37
Imagem em preto e branco com um imenso baobá. À esquerda, está um homem, que parece ser um professor, com um quadro. À direita da árvorte, estão cinco pessoas.
Kakuma, Norte do Quênia, 1993: uma das imagens captadas em seis anos de viagens realizadas pelo fotógrafo (Sebastião Salgado/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Sebastião Salgado retrata o drama dos refugiados na série Êxodos, que chega nesta terça (5) à galeria Aliança Francesa, em Botafogo, com entrada gratuita. São trinta imagens em preto e branco, captadas durante o período de seus anos em que o fotógrafo viajou por mais de quarenta países para realizar o trabalho. 

    Dividida em cinco partes, a exposição conta com fotografias feitas na África, nas Américas e na Ásia, incluindo uma sessão de retratos de migrantes e refugiados. Os trabalhos captam os deslocamentos dessas pessoas que deixaram seus países em busca de uma vida melhor, por questões políticas, sociais ou econômicas.

    + Marcado para outubro, Festival do Rio anuncia filmes da Première Brasil

    Muitos foram forçados a deixar suas casas para viver em favelas ou campos de refugiados, depois de passar por jornadas frequentemente exaustivas, precárias e arriscadas. Uma crise humanitária que há décadas vem causando comoção no mundo inteiro.

    A série é um recorte da mostra que estreou em São Paulo em 2000 e passou por outras cidades brasileiras e por países como França, Portugal, Espanha, Itália, Estados Unidos, Finlândia, Dinamarca e Alemanha.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Sebastião Salgado vive na França desde 1969, quando chegou para fazer um doutorado. Antes de ser fotógrafo, chegou a trabalhar na Aliança Francesa em Vitória (ES). Foi na França que ele descobriu a fotografia, tendo como inspiração Henri Cartier-Bresson, de quem também foi amigo. Hoje o mineiro tem dupla nacionalidade, braslieira e francesa.

    Galeria Aliança Francesa Botafogo. Rua Muniz Barreto, 730, Botafogo. Abertura: Ter. (5), 18h30/20h30. É preciso retirar o ingresso para a abertura neste link. Seg. a sex., 11h/20h. Sáb., 9h/12h. Exceto feriados. Grátis. De 5 de setembro a 28 de outubro.

    Continua após a publicidade

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês