Avatar do usuário logado
Usuário

Grupo Awurê faz show inédito que resgata a identidade negra na CasaBloco

Apresentação será no dia 5 fevereiro, segundo dia do evento que leva atrações carnavalescas ao Clube Monte Líbano, na Lagoa

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
1 fev 2023, 19h04 • Atualizado em 1 fev 2023, 19h09
FOto mostramulher e homem negros usando roupa bege e na frente de um fundo preto
Grupo Awerê: fará um passeio por ritmos regionais do país (./Divulgação)
Continua após publicidade
  • Criado com o objetivo de exaltar e resgatar a importância da influência africana na cultura, identidade e consciência ancestral, o Grupo Awurê vai levar um show inédito para o palco da CasaBloco, dia 5 de fevereiro. Com o intuito de resgatar e manter a identidade negra, e afirmar o papel da representatividade negra e do seu protagonismo, cultural e social, o projeto fará um passeio por ritmos regionais que marcaram a música popular brasileira e, sobretudo, a cultura popular. Para além de ritmos, gêneros e canções, esses sons dialogam com a memória afetiva dos cidadãos e de foliões.

    + Mostra de cinema no CCBB apresenta histórias do samba e do Carnaval

    A sonoridade do Awurê evidencia o tambor como protagonista, seja um forró, seja uma lambada, seja um carimbó, o tambor estará sempre em primeiro plano. Para a apresentação, será proposta uma passagem pela memória do Rio, relembrando os grandes nomes de nossa música, e igualmente os principais defensores das tradições regionais, que vieram ou morar na cidade ou, de alguma forma, difundiram a tradição por aqui, como Tia Ciata, Dorival Cayme, Luiz Gonzaga, Elba Ramalha, João Gilberto, Os Doces Barbaros , Os novos Baianos, Alcione, Chico Anysio, Gaby Amarantos, Lenine, Adriana Calcanhoto e tantos outros que poderíamos citar aqui por pesquisa, por memória ou em conversa com os nossos mais velhos.

    “O público da CasaBloco pode esperar um show intenso, com diversidade musical, valorização das nossas tradições e manutenção dos ritmos que são tocados de Norte a Sul do Brasil. Viva o carnaval e sua capacidade de aglutinar pessoas com o propósito de divertir e extravasar, mas também de experimentar coisas novas. Nosso show na Casa Bloco tem evidentemente o compromisso de entreter, mas sem perder a capacidade de emocionar e sensibilizar as pessoas com a beleza do nosso som ancestral, a beleza do nosso sagrada e toda magia do Grupo o Awurê”, convida a cantora Fabíola Machado, uma das produtoras do grupo.

    Continua após a publicidade

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    O evento promove ainda cinco dias de folia (4, 5, 10, 11 e 12 de fevereiro) no Clube Monte Líbano, com shows, feira de moda e gastronomia vindas do Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Pará e Amazonas, e oficinas gratuitas. Com direção de Rita Fernandes, a CasaBloco representa os detalhes de todos os cantos do Brasil. Da Tropicália ao Cordel, com o Senhor do Bonfim, povos originários, o samba, o brega, a fauna, a flora, os antigos e os novos talentos da MPB. A união de recortes que constroem o Brasil de hoje.

    Clube Monte Líbano. Av. Borges de Medeiros, 701 – Lagoa, Rio de Janeiro – RJ. Ingressos a partir de R$ 80,00 pelo Ingresse. Mais informações pelo link.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês