Dia de Iemanjá terá atrações culturais e mutirão de limpeza no Arpoador
Celebração incluída no calendário oficial da cidade prevê crescimento de 25% em 2026
Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio e incluído no calendário oficial da cidade, o Dia de Iemanjá do Arpoador chega a mais uma edição em 2 de fevereiro. Depois de reunir mais de 25 000 pessoas no ano passado, é esperado um crescimento de 25% na frequência de devotos, admiradores e curiosos. “Esse reconhecimento é muito importante numa sociedade marcada pelo racismo e pela intolerância religiosa”, frisa o idealizador Marcos André, que desde 2022 mobiliza mestres, líderes religiosos, artistas e filhos de santo para manter viva a tradição nas areias da Zona Sul.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
A programação acontece das 10h às 22h, com atrações como Afoxé Filhos de Gandhi, Samba de Caboclo, Jongo do Vale do Café, Nina Rosa e Ogan Cotoquinho. Ao longo do dia, giras de umbanda ocupam a orla, surfistas levam flores ao mar e, ao fim, um mutirão de limpeza encerra a celebração.
O evento é gratuito e vai contar com ações de acessibilidade do Projeto Praia Para Todos. Na véspera, o domingo (1º) terá a Lavagem do Arpoador e uma escultura de areia girante de Iemanjá será construída ao lado da Pedra pelo artista Rogean.





