Tablet com cheiro, óculos da Apple… 4 novidades na Rio Innovation Week
Passeando pelos 350 estandes da maior conferência de inovação da América Latina é possível experimentar modernas criações que prometem revolucionar o cotidiano
A quarta edição da maior conferência de inovação e tecnologia da América Latina começa nesta terça (13), com extensa programação no Píer Mauá e no Museu de Arte do Rio. Até sexta (16), a Rio Innovation Week apresentará 37 conferências e 2000 palestrantes.
+ Confira os artistas, ativistas e influenciadores na RIW 2024
Nos 350 estandes espalhados pelo evento, o grande lance é conferir de pertinho as novidades tecnológicas que dão, por assim dizer, um gostinho de futuro. VEJA Rio separou algumas experiências imperdíveis na RIW. Veja abaixo.
Painéis de pinturas e esculturas feitas com Inteligência Artificial.
Pioneiro em transformar dados em arte, o estúdio Ouchhh, de Ferdi Alici, combina exploração tecnológica com uma profunda compreensão artística, criando uma visão decididamente futurista. Sua equipe diversa, composta por engenheiros, estudiosos, acadêmicos, programadores de IA, cientistas de dados, arquitetos, codificadores criativos, designers, artistas de mídia e especialistas em motion graphics, se une sob a convicção compartilhada de que o conhecimento se transforma em experiências públicas extraordinárias e poéticas. Garante ótimos vídeos para o Instagram e o TikTok.
O exoesqueleto mais moderno do mundo.
Projetado para auxiliar na reabilitação de pacientes com dificuldades para caminhar, o Keeogo é um exoesqueleto inovador que promete revolucionar a recuperação neurológica. Atualmente, o equipamento é aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration, dos EUA) apenas para uso em reabilitação clínica.
Tablet com cheiro.
https://www.instagram.com/p/C9kDLJ3s3yG/?img_index=1
Foi-se o tempo em que dizíamos “Pena que televisão não tem cheiro”, porque a tecnologia já avançou a esse ponto. O tablet MultiScent20, desenvolvido pela empresa brasileira NoAr, é capaz de armazenar e liberar até vinte cheiros diferentes de forma individual, através de um jato seco, sem partículas. Cada dispositivo pode ser usado até 100 vezes sem necessidade de substituição das cápsulas com os aromas.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Óculos de realidade virtual da Apple.
O estande do grupo Sinergia Educação, responsável pelos colégios Franco Brasileiro e CEL, exibe inovações que podem ser implementadas nas salas de aula num futuro próximo, como o conjunto de óculos de realidade virtual e realidade aumentada Apple Vision e TCL RayNeo X2, ainda inéditos no Brasil. O modelo da Apple custa quase 30 000 reais, quando convertido. Esses óculos prometem revolucionar o aprendizado, sobretudo de disciplinas como história e geografia, ao possibilitarem que o aluno experimente sensações com riqueza de detalhes, como passear pela Floresta Amazônica, conhecendo espécies da fauna e da flora, ou do Deserto do Saara, por exemplo.