Escritores lançam livros sobre temas ambientais na Junta Local

Feira retorna ao Museu da República neste fim de semana. Com o Natal chegando, outras ferinhas realizam edições pela cidade

Por Luiza Maia
Atualizado em 10 dez 2021, 14h52 - Publicado em 10 dez 2021, 14h51
Foto mostra os autores André Carvalhal, Fe Cortez, Giovanna Nader e Yamê Reis segurando livros
André Carvalhal, Fe Cortez, Giovanna Nader e Yamê Reis: livros foram lançados de forma não-presencial na pandemia (./Divulgação)
Continua após publicidade

Neste sábado (11) e no domingo (12), a Junta Local ocupa mais uma vez os jardins do Museu da República com barracas de produtores locais e atrações para as famílias. Um dos destaques da programação gratuita será o lançamento coletivo de quatro autores no sábado, a partir das 14h, com obras que provocam reflexões sobre o meio ambiente.

+ Festival de música e arquitetura leva concertos a construções históricas da cidade

São os títulos: “Com que roupa?”, de Giovana Nader, com dicas práticas de sustentabilidade na moda; “Como salvar o futuro”, de André Carvalhal, que aborda as atitudes que podem mudar o futuro do planeta;  “Homo Integralis: uma nova história possível para a humanidade” (LeYa Brasil), de Fe Cortez, sobre a necessidade de mudança na relação entre homem e meio ambiente; e “O Agronegócio do Algodão: meio ambiente e sustentabilidade” de Yamê Reis, que mostra o impacto do agronegócio para o ecossistema do Cerrado.

Primeiro, haverá uma sessão de autógrafos, às 14h, seguida por um debate entre os escritores e o público, às 15h, e uma nova rodada de autógrafos para encerrar o encontro, às 16h.

+ Exposição revisita vida e obra de Clarice Lispector pelo centenário da escritora

Haverá também muita música no evento, com a presença do grupo Juntos com Certeza, além da apresentação do artista Tunico Secchin e banda no domingo (12). Já as crianças poderão se divertir com músicas e histórias contadas pela companhia de teatro Corre Cutia, nos dois dias, às 11h30.

Continua após a publicidade

Para entrar no museu, é obrigatória a apresentação do comprovante da vacina contra a Covid-19. Por conta dos animais que vivem no local, a entrada de pets não é permitida.

Rua do Catete, 153 – Catete. Sáb (11), dom (12); 10h/18h. Entrada gratuita. 

Foto mostra feira de cima em um espaço fechado
Vegannezando: evento retorna ao Rio neste fim de semana (Allan Zeca Vieira/Divulgação)

Após um longo período sem feiras presenciais na pandemia, a Vegannezando retorna ao Rio neste fim de semana, para uma segunda edição pós-retomada no Flamengo. Mais de 50 expositores de gastronomia, moda, cosméticos, artesanato e sustentabilidade marcarão presença na feira com produtos 100% veganos – ou seja, sem insumos de origem animal. O evento terá ainda atrações musicais de MPB.  

Continua após a publicidade

Hambúrgueres de feijoada vegana da marca Poder Vegano, sushis (sem peixe) da Namí Sushi e coxinhas de jaca da Paixão Vegana são algumas das delícias que serão expostas no evento. Guloseimas com a temática natalina, como panetone e chocotone veganos e sem glúten da Fábrica Vegana e as famosas rabanadas na versão vegana da Affriká, também estarão à venda.

+ Bienal do Livro: as atrações do último fim de semana para toda a família

Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Beco do Pinheiro, 10 – Flamengo. Sáb (11). e dom (12)., 12h/20h. Entrada gratuita.

Foto mostra vista aérea da Urca
Carioquíssima: após uma edição em Botafogo, feira retorna à Urca (@camera.rio.br/Instagram)
Continua após a publicidade

Já a feira Carioquíssima, realizada há sete anos no Rio, retorna neste fim de semana à Praça General Tibúrcio, na Urca, para uma edição comemorativa de Natal. Serão reunidos mais de 100 expositores de moda, gastronomia, arte, decoração, cerveja artesanal, entre outros. O evento ainda contará com um espaço para a criançada se divertir e uma exposição de fotos. 

Entre as atrações musicais, estão os DJs Flavio Barros, Flavio Cesar, andreriot e Costenplatte, além de roda de samba com Carlos Junior e Banda no sábado (11) e Baile Charme do DJ Corello no domingo (12), às 19h.

+ É de graça: Rua Walls leva atrações culturais para a Zona Portuária neste domingo (12)

Praça General Tibúrcio – Urca. Sáb. (11) e dom. (12), 14h/22h. Entrada gratuita.

Continua após a publicidade
Fto mostra feira com obras de arte
Feira Hippie: completa mais de 50 anos com edição especial (Alexandre Macieira/Riotur)

Neste domingo (12), a partir das 10h, a tradicional Feira Hippie de Ipanema comemora seus 53 anos de existência. Realizada na Praça General Osório desde 1968, a feirinha recebe expositores diversos de artesanato, moda, decoração, acessórios, artes plásticas e outros.

A praça de alimentação também terá festival de hambúrguer, comidas típicas brasileiras e cerveja artesanal. Para animar o evento, às 15h, haverá uma roda de samba com Dayse do Banjo e convidados.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.