Grátis: galeria Carpintaria recebe mostra do fotógrafo Robert Mapplethorpe

Um dos grandes nomes de seu campo artístico do século XX, o nova-iorquino, morto em 2010, registrou a cena gay e sado-masoquista americana dos anos 60 e 70

Por Kamille Viola
Atualizado em 29 Maio 2023, 11h55 - Publicado em 25 Maio 2023, 19h58
O ator Arnold Schwarzenegger é um homem branco de cabelos curtos. Na foto em preto e branco, ele está de sunga, de lado, fazendo pose com os braços musculosos
Robert Mapplethorpe: entre as obras da nova exposição, está uma fotografia de Arnold Schwarzenegger  (Robert Mapplethorpe/Reprodução)
Continua após publicidade

A galeria Carpintaria, no Jardim Botânico, recebe a exposição gratuita Robert Mapplethorpe: Mais Que Um Rosto, a partir desta quinta (25). Considerado um dos grandes nomes da fotografia do século XX, o artista nova-iorquino usou o corpo e a sexualidade como terreno para experimentação em seu trabalho.

+ Da comédia ao lirismo: seis novos espetáculos para assistir na cidade

Reunindo imagens da segunda metade dos anos 70 aos anos 80, a mostra aproxima temas presentes nas fotografias de Mapplethorpe e no romance japonês Confissões de Uma Máscara (1949), de Yukio Mishima. Ambos recriam arquétipos, fetiches e personagens ligados ao desejo e às relações entre sexo, violência, masculinidade e submissão.

Compartilhe essa matéria via:

Esta é a quarta exposição da obra do artista apresentada pela Fortes D’Aloia & Gabriel. Tão icônico quanto polêmico, o Mapplethorpe chocou, ao longo de sua curta carreira, com os registros da cena gay e sadomasoquista de Nova York. Os conservadores tentaram conter a disseminação des seu trabalho: ele teve livros recolhidos e exposições embargadas.

Continua após a publicidade

+ Caetano, Vanessa da Mata, Tia Surica e mais shows para curtir no Rio

O fotógrafo morreu em 1989, aos 42 anos, em consequência do vírus HIV, no auge da pandemia da Aids. Sua história foi contada no livro Só Garotos (2010), da cantora Patti Smith, que foi sua namorada no início das carreiras de ambos, e, depois que ele assumiu sua homossexualidade, se tornou sua grande amiga.

Carpintaria. Rua Jardim Botânico, 971, Jardim Botânico. Abertura: Qui. (25), 19h/21h. Ter. a sex., 10h/19h. Sáb., 10h/18h. Até 22 de julho.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.