Mostra no IMS celebra fotógrafo que clicou mudanças no Brasil nos anos 50

Além das imagens, garimpadas em um acervo de 35 000 negativos, Arquivo Peter Scheier exibe documentos, revistas e objetos pessoais do alemão

Por Marcela Capobianco
Atualizado em 18 jun 2021, 17h53 - Publicado em 18 jun 2021, 06h53
Fotografia de Peter Scheier em preto e branco mostra mulheres atravessando a rua muito bem vestidas
Arquivo Peter Scheier: fotógrafo se mudou para o Brasil no fim dos anos 30, fugido do regime nazista, e documentou mudanças vividas pelo país (Peter Scheier/Instituto Moreira Salles)
Continua após publicidade

Peter Scheier (1908-1979), assim como tantos outros judeus refugiados do regime nazista, aportou no Brasil em 1937 e precisou se reinventar. Na Alemanha, ele trabalhava como comerciante, e, logo no início da jornada nos trópicos, se apaixonou pela fotografia.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Com uma câmera na mão, o europeu documentou as transformações sociais vivenciadas por aqui nas décadas de 40 e 50, os chamados Anos Dourados, além da construção de Brasília e da 1ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo, em 1951.

Além das imagens, garimpadas em um acervo de 35 000 negativos, a mostra Arquivo Peter Scheier exibe documentos, revistas e objetos pessoais.

Um dos destaques é a coleção de vinte álbuns originais, produzidos em papel fotográfico, nos quais o alemão editava seus trabalhos profissionais e pessoais.

Continua após a publicidade

Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Mostra no IMS celebra fotógrafo que clicou mudanças no Brasil nos anos 50 Ter. a sex., 12h/16h30. Sáb. e dom., 10h/16h. Grátis. Até 31 de outubro. Outras informações no site da instituição.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.