Clint Eastwood e bruxas viram tema de mostras de cinema no Rio
Filmes haitianos também entram em cartaz em evento gratuito no CCBB. Confira a programação
Após o anúncio de que Juror #2, previsto para estrear em julho, será o último filme do astro Clint Eastwood, o Estação Net Botafogo se adiantou e organizou uma grande retrospectiva do ator e cineasta.
Já no CCBB, as telas serão ocupadas pela mostra Mulheres Mágicas: Reinvenções da Bruxa no Cinema, com 28 filmes de várias épocas. Filmes haitianos também ganham cartaz no Rio.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Fique por dentro das mostras de cinema que rolam pela cidade.
1ª Mostra de Cinema Haitiano no Brasil
Inspirada na música Haiti, de Caetano Veloso e Gilberto Gil a mostra tenta levantar questões relacionadas às situações vividas por imigrantes haitianos que sofrem ao chegar a um novo país. Em cartaz no CCBB a partir deste sábado (18), o evento é uma oportunidade única de assistir a seis produções de cineastas do Haiti e do Brasil, entre longas, curtas, documentários e animação que espelham os conflitos sociais que acontecem no Haiti.
Com curadoria dos haitianos residentes no Brasil Richemond Dacilien e Ismane Desrosiers, esta retrospectiva busca não apenas entreter, mas também provocar uma reflexão sobre o Haiti e sua diáspora, particularmente sobre os 161000 haitianos que atualmente residem no Brasil.
+ O G20 já começou! Sede da cúpula, Rio recupera protagonismo internacional
Quatro dos seis filmes selecionados (Freda, Barikad, Terremoto e Chache Lavi revisitam o conturbado passado do país, o terremoto de 2010 que matou 300000 haitianos e trouxe milhares ao Brasil, mas também projetam a possibilidade de um futuro esperançoso e a presente dúvida sobre imigrar ou resistir para sobreviver no Haiti.
Confira a programação completa no site da mostra.
Serviço:
1ª Mostra de Cinema Haitiano no Brasil
De 18 a 26 de maio.
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro – Cinema I (Rua Primeiro de Março, 66, Centro)
Entrada gratuita, com ingressos distribuídos na bilheteria física ou no site do CCBB a partir das 9h do dia de cada sessão
Clint Eastwood: o Ator, o Diretor, o Gênio – segunda parte
Dando sequência à exibição dos 70 filmes (divididos em três etapas), reunidos na maior mostra da América Latina sobre o artista, a segunda parte da retrospectiva em homenagem ao ícone de Hollywood exibe 18 filmes no Estação Botafogo 1 e 2, entre os dias 22 e 30 de maio.
Os longas-metragens evidenciam a sensibilidade do ator e diretor, cuja produção levanta discussões étnicas e políticas. Os ingressos saem a 16 reais. Na seleção do curador Mário Abbade cinco filmes serão exibidos em película: A Conquista da Honra, Cartas de Iwo Jima, Cowboys do Espaço, Sobre Meninos e Lobos e Um Crime Verdadeiro.
“Nessa segunda parte privilegiei os filmes vencedores do Oscar e também os personagens icônicos que se tornaram referência na cultura pop, a ponto de inspirar uma linha de actions figures cobiçada pelos colecionadores”, diz Abbade.
No dia 30, véspera do aniversário de Clint Eastwood, a mostra vai exibir um documentário sobre o artista e os espectadores ganham bolo e participam do sorteio de brindes.
Veja aqui a programação completa. A terceira e última parte da mostra acontecerá em agosto.
Serviço:
Clint Eastwood: o Ator, o Diretor, o Gênio – segunda parte
De 22 a 30 de maio.
Estação Net Botafogo 1 e 2 (Rua Voluntários da Pátria, 88, Botafogo)
R$ 16,00
+ Mercado futuro: aposta é que nova bolsa de valores do Rio opere em 2025
Mulheres Mágicas: A Reinvenção da Bruxa no Cinema
Em cartaz no CCBB de 29 de maio a 30 de junho, a mostra aborda como a figura da bruxa foi elaborada ao longo da história do cinema, a partir de uma programação variada.
Essa personagem tão popular é apresentada com complexidade, reunindo 28 filmes de várias épocas, países e modos de realização. Entre os filmes escolhidos estão A Praga (2021), de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, A Paixão de Joana D’arc (1928), de Carl Theodor Dreyer, e Retrato de uma jovem em chamas (2019), de Céline Sciamma.
A programação se divide em dois eixos: o imaginário clássico das bruxas e suas reinvenções contemporâneas. Haverá debates e uma oficina gratuita durante o mês. Confira a lista de todos os filmes participantes.
Serviço:
Mulheres Mágicas: A Reinvenção da Bruxa no Cinema
De 29 de maio a 30 de junho.
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro – Cinema I (Rua Primeiro de Março, 66, Centro)
R$ 10,00